26 Mar 2025
Sede do NAC foi palco para apresentação de mais uma edição do concurso.
> Lançamento do XXVI Concurso de Poesia Agostinho Gomes
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em parceria com Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Junta de Freguesia de Cucujães e o NAC – Núcleo de Atletismo de Cucujães, dinamizaram o lançamento da 26.ª edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes, no passado dia 21 de março, na sede do núcleo.
Com entrada livre, o evento contou com a presença do declamador Duarte Luz que apresentou o espetáculo ‘Os poetas não morrem’.
Uma Homenagem à Poesia e Cultura. “Hoje, Dia Mundial da Poesia, é com enorme satisfação que damos início a mais uma edição do concurso de poesia Agostinho Gomes, um evento que não celebra apenas a poesia, mas também homenageia um nome de grande importância para a nossa literatura. Pretendemos assim homenagear um homem de cultura, e a pessoa simples e reta que nunca perdeu o vínculo à sua terra.”
Isabel Azevedo, Biblioteca Municipal
Dar vida à Poesia. “Esta é uma noite particularmente feliz para o NAC pois faz muitos anos que a sede do NAC não era palco de iniciativas ligadas à poesia e como todos sabem elas começaram com a presença de Agostinho Gomes, que em noites de Inverno se deslocou à sede do NAC para ajudar um grupo de jovens a conhecer e a entender a poesia.”
Samuel Brandão, Representante do NAC,
O amor pela literatura. “Hoje estou-me a sentir muito novinha porque lembro-me de entrar aqui no NAC, com o meu sogro. Tive nele alguém muito especial, ele apercebeu-se que eu gostava de poesia, sempre que eu o ouvia eu bebia o que ele dizia, eu gostava daquilo que ele dizia. A capacidade que ele tinha de comunicar era inata porque ele tornava-se muito acessível a qualquer um”
Maria Luísa, Representante da família.,
Anos Diferentes, Escritas Diferentes. “Cada ano é uma novidade, nunca há uma repetição, há sempre temas a explorar. Os candidatos podem repetir-se, mas nós não sabemos que eles se repetem. É tudo positivo o que nos chega às mãos. Acho que faz muito sentido a abertura ser feita aqui em Cucujães, por ser a terra do poeta e porque o NAC também merece começar a crescer e criar raízes por aí fora.”
Filipa Pinho, representante do júri do concurso
Crescer com a Poesia. “É uma honra enorme estar aqui, vim de Bragança a correr com fome de chegar, mas com vontade de comer poesia junto de vocês. O que a poesia tem feito por mim, porque me tenho dedicado a ela de alma e coração desde que me conheço, trouxe-me o privilégio de hoje estar aqui, e não é por acaso, é a poesia”
Duarte Luz, Declamador