Homenagem póstuma a Isabel Maria Calejo

Destaques Concelho

“Mãe do folclore” homenageada no “folclore cidade de azeméis”

O Grupo Folclórico de Cidacos, realizou no passado dia 9 de julho, em parceria com diferentes entidades o Festival ‘Folclore Cidade de Azeméis’, no Largo da República. O evento contou a presença de quatro grupos de folclore: Grupo Folclórico de Cidacos; Rancho Folclórico de Vinhó, de Gouveia; Rancho Regional de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia; e o Grupo Etnográfico Renascer de Areosa, de Viana do Castelo.

A receção aos grupos foi feita na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com um momento especial de homenagem póstuma a Isabel Maria Calejo, considerada a mãe do folclore em Oliveira de Azeméis, a mesma celebrava os seus 100 anos de vida este ano.
António Resende, presidente do Grupo Folclórico de Cidacos, em entrevista à Azeméis TV/FM, recordou Isabel Calejo como uma mulher “com uma grandeza tão grande que é difícil de explicar”. Durante a receção e homenagem, foi visualizado o trabalho realizado em 2014, por António Resende, da biografia “de uma senhora que foi para mim tudo e adotou-me como seu afilhado desde muito novo”, referiu aos microfones da Azeméis TV/FM. O presidente do Grupo Folclórico de Cidacos acrescentou que “ainda há muita coisa por dizer”, e admite que pode vir por aí outro trabalho sobre Isabel Maria Calejo “sobre o seu aspeto comportamental, porque ela era uma pessoa dura e muito exigente, e criava as suas ferramentas para incentivar e motivar todos”, existindo a possibilidade de acontecer uma parceria com a câmara municipal, para ajudar a realizar este trabalho.

“Tive o privilégio de a conhecer pessoalmente, foi uma perda para o concelho e para o folclore de Oliveira de Azeméis, ela respirava folclore. É de toda a justiça que o Grupo de Folclórico de Cidacos possa hoje aqui prestar esta homenagem, mas por mais homenagens que se façam serão sempre poucas para aquilo que ela fez”.
Rui Luzes Cabral, vereador da CM 

“Isabel Maria Calejo tinha um grau de exigência e conhecimento muito grande à cerca do folclore. Foi sem dúvida alguém que marcou profundamente aquilo que foi o desenvolvimento do folclore nos últimos em Oliveira de Azemeis, é mais que justa esta homenagem.”
Manuel Alberto, presidente da UF de Oliveira de Azeméis 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026
Oliveirense somou um ponto em Faro
17/01/2026
Homem de 65 anos ferido em despiste de carro
16/01/2026
Homem cai desamparado após teto ceder
16/01/2026
Sexagenário atropelado em Cesar
16/01/2026
Sporting vence e agudiza crise na Oliveirense
16/01/2026