Em
Correio de Azeméis

10 Jul 2023

Hospital S. Miguel terá primeira unidade de geriatria do SNS

Concelho

ANUNCIADA DURANTE A COMEMORAÇÃO DO 128º ANIVERSÁRIO DO HOSPITAL

O Hospital de S. Miguel, em Oliveira de Azeméis, terá a primeira unidade de geriatria do Serviço Nacional de Saúde. O anúncio foi feito por Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital Entre o Douro e Vouga, durante a celebração do 128º aniversário do hospital oliveirense.

No passado dia 1 de julho, o Hospital de S. Miguel comemorou os seus 128 anos. Na tarde de dia 4 de julho, comemorou-se a efeméride e foram homenageados alguns dos colaboradores mais antigos da instituição oliveirense. A maior surpresa da tarde veio do discurso de Miguel Paiva que anunciou a primeira unidade de geriatria do SNS que será instalada num espaço que já está a ser requalificado. Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, marcou presença e reivindicou as necessidades de inverter o caminho de algumas políticas públicas adotadas nos últimos anos e de adotar políticas “de maior proximidade” de modo a “recuperar algumas valências” para o Hospital de S. Miguel.

A primeira unidade de geriatria do SNS
“Temos para esta unidade um conjunto de projetos e de estratégias para o seu futuro, dos quais a principal de todas é a criação da primeira unidade de geriatria do Serviço Nacional de Saúde. Estamos, neste momento, a fazer a requalificação de um espaço que não estava destinado à atividade assistencial, mas vamos passar a utiliza-lo para tratar doentes. Todos temos noção dos problemas associados à velhice, a dificuldade que temos em encontrar respostas e a nossa estratégia é por um lado responder a essa necessidade, mas essencialmente fazer uma intervenção para prolongar a autonomia na vida das pessoas em idade geriátrica. Recordo que há pouco tempo conseguimos trazer para aqui uma ambulância de suporte imediato de vida, uma qualificação importante no apoio e resposta pré-hospitalar. Temos conseguido, ao longo do tempo, aumentar a atividade assistencial aqui desenvolvida nas consultas externas, com mais consultas e mais especialidades”.
 

Miguel Paiva, presidente do Cons. Administração do  CHEDV

“É importante que este hospital recupere valências”
“Estes momentos são uma oportunidade de reflexão, sobre o Hospital de S. Miguel que temos hoje e sobre o Hospital S. Miguel que queremos ter no futuro. É para mim muito importante, e eu sou um defensor das respostas de proximidade, que pensemos em infletir aquilo que tem sido as políticas públicas dos últimos anos, que afastam as pessoas dos registos de proximidade e que muitas vezes promovem dificuldades do acesso e de equidade no acesso aos cuidados de saúde. É importante que este hospital recupere valências , termos mais recursos humanos, termos investimentos contínuos nas instalações e nos equipamentos. Mas é importante, sobretudo, reganhar a confiança dos utentes nas respostas que são prestadas por este hospital. Este hospital foi uma referência no passado, sendo, mesmo, pioneiro num conjunto de aspetos. É isso que queremos recuperar para este hospital”.
 

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
 

Nota de esclarecimento sobre a data de fundação do hospital
No dia da celebração do aniversário do Hospital de São Miguel, a instituição apontou como data oficial da fundação o ano de 1875, ou seja, o hospital faria 148 anos. No entanto, o nosso colaborador e ex-diretor António Magalhães, na apresentação histórica que fez durante a efeméride, apontou a data oficial como 1895, uma diferença de 20 anos, logo, feitas as contas, o hospital apenas terá feito 128 anos. Vasculhando as informações que se encontram no site oficial da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, proprietária do edifício onde está instalado o hospital, a data coincide com 1895. Neste sentido, e em conversa com a administração do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEVD), decidiu assumir-se como data oficial da fundação da instituição o ano de 1895.
 

Partilhar nas redes sociais

Comentários

Olga vide 24-01-2024 ás 18:47h

Congratulo-me pelas melhorias previstas para o Hospital de oliveira de azemeis. Lembro-me há e muitos anos atrás quando as minhas filhas eram pequenas e quantas vezes foram atendidas neste hospital que tinha um excelente servico de pediatria. Uma pena que tenha sido esvaziado de valencias

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024