17 Aug 2023
Destaques Freguesias Oliveira de Azeméis
Ataque ocorreu no passado sábado e a mulher viria a falecer dois dias depois
Maria Ursulina Tavares, de 89 anos, faleceu na sequência do ataque do seu cão na sua habitação, no lugar do Calvário, em Oliveira de Azeméis, ao final da tarde do passado sábado.
A vítima ainda foi assistida no local pelas equipas da VMER da Feira e SIV de Oliveira de Azeméis e foi depois transportada com ferimentos graves para o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira, onde viria a falecer dois dias depois, acabando por não resistir aos ferimentos nos tornozelos e nos pulsos. O funeral da idosa realizou-se ontem, quarta-feira.
Ao que o Correio de Azeméis conseguiu apurar, a idosa teria ao seu cuidado dois cães, uma cadela da raça Boxer e um cão da raça Labrador.
Em declarações à TVI, o filho da vítima explicou que o ataque do canídeo não terá sido à idosa, mas sim a um gato que entrou em casa, acabando por derrubar a mulher que, ao que tudo indica, terá sido depois mordida por um dos cães. “No hospital não me explicaram as causas da morte”, referiu o homem, garantindo que os cães “nunca tinham sido violentos”.
Após o alegado ataque à idosa, e por ser fim de semana, os cães ficaram isolados no local, como explicou fonte da GNR ao Correio de Azeméis, tendo sido depois encaminhados para o canil municipal. Aqui vão ficar durante duas semanas em observação, podendo vir depois a serem abatidos.
O filho da vítima mortal explicou ainda que os cães não seriam da idosa, mas sim dos antigos habitantes da casa “que disseram que os vinham buscar mas nunca cá apareceram”.