Em
Correio de Azeméis

11 Feb 2025

IL reuniu-se com administração da ULS EDV

Concelho Autárquicas 2025

Reunião com o conselho de administração da ULS EDV contou com a presença do presidente da IL, Rui Rocha, com o deputado da Assembleia da República, Mário Amorim Lopes, o coordenador do Núcleo Territorial da IL de Oliveira de Azeméis, Ricardo Campelo Magalhães, bem como elementos do Núcleo Territorial de Santa Maria da Feira.

> Reunião visou debater o atual modelo de gestão do SNS

Esta segunda-feira, a Iniciativa Liberal (IL) visitou o Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, onde esteve reunido com o Conselho de Administração da ULS Entre Douro e Vouga.

A visita contou com a presença do presidente da IL, Rui Rocha e do deputado da Assembleia da República da IL eleito por Aveiro, Mário Amorim Lopes.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o presidente da IL, Rui Rocha explicou que a reunião visou debater o atual modelo de gestão do SNS. “Há de facto uma preocupação permanente da IL com as questões de saúde. Nós entendemos que há problemas fundamentais no SNS, um problema que se mantêm em todas estas conversas e debates que fazemos com as unidades de saúde. O SNS tem um problema de incentivos, ou seja, os incentivos que hoje são usados e a flexibilidade para os usar, que é praticamente nenhuma, perturbam gravemente a produtividade dos profissionais de saúde do SNS e isso resulta em dificuldades (…) e, portanto, é o modelo de gestão do SNS que tem que ser questionado”, afirmou Rui Rocha à Azeméis TV/FM, apelando que “a gestão tem que ter mais autonomia, mais responsabilidade e tem que haver instrumentos mais flexíveis para que se possa finalmente aumentar a produtividade do SNS”.

O porquê do Hospital de S. Sebastião
O deputado da Assembleia da República pela Iniciativa Liberal, Mário Amorim Lopes, à Azeméis TV/FM explicou que a escolha deste hospital inserido na ULS EDV se deveu ao facto de o Hospital de S. Sebastião ter sido “embrionário a experimentar um modelo de gestão”. “O Hospital da Feira foi embrionário a experimentar um modelo de gestão. Há mais de 20 anos, a gestão e a administração tinham autonomia, flexibilidade. Esse modelo produziu bons resultados e nós queríamos ouvir diretamente por parte daqueles que cá estiveram quando esse modelo foi experimentado”, começou por referir Mário Amorim Lopes, tendo concluído referindo que “aquilo que são as queixas recorrentes dos conselhos de administração continuam-se a verificar ainda hoje, (…) o SNS se continuar assim, de facto, vai implodir”. 

Unidade de geriatria foi “um bom exemplo”
Questionado pela Azeméis TV/FM sobre a apresentação da primeira unidade de geriatria do SNS, situada no Hospital de S. Miguel, em Oliveira de Azeméis e que a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, considerou o “embrião” da geriatria do SNS, o presidente da IL, Rui Rocha, referiu que “isso é um bom exemplo de quando se dá autonomia às unidades, de quando se dá flexibilidade e a possibilidade de apresentar a concurso ideias que podem ser transformadoras da região e do país”. 
Também Ricardo Campelo Magalhães, coordenador do Núcleo Territorial da IL em Oliveira de Azeméis afirmou à Azeméis TV/FM que esta unidade de geriatria “foi um sucesso e é um exemplo de como pode correr bem quando os serviços centrais dão autonomia aos conselhos de administração das ULS”. 

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Abílio Guimarães apresentou ‘Memórias do Nosso Tempo’ em S.Roque
22/03/2025
Resultados desportivos de sábado, 22 de março
22/03/2025
A Escola Livre de Azeméis está na final da WSE CUP
22/03/2025
Cerca de 100 participantes no primeiro torneio de futebol da Comissão de Festas de Santa Marinha de Palmaz
22/03/2025
Novos órgãos sociais da JSD de Oliveira de Azeméis já tomaram posse
22/03/2025
Oliveirense derrotada em amigável em casa de clube da I Liga
21/03/2025
"Favoritos? São jogos de 50 por cento para cada lado"
21/03/2025
Projeto de transformação das antigas instalações da Garagem Justino divulgado com apresentação interativa
21/03/2025