10 Jan 2024
Investimento de cerca de 400 mil euros
Em dia de celebração para o concelho o novo Parque Inclusivo, junto à EBS Soares Basto, foi inaugurado no passado dia 05 de janeiro. Um investimento “que anda perto de 400 mil euros” e com um processo de aquisição de terreno “longo e complexo”, onde até “supostamente era terra de ninguém, mas que afinal tinha dono”, começou por referir Joaquim Jorge, no momento da inauguração.
Em entrevista à Azeméis TV/FM, o presidente da câmara explicou o porquê de ter sido complicado o processo. “Estávamos perante um terreno, onde tivemos uma reformulação da realidade escolar na Escola Soares Basto e havia dúvidas sobre a titularidade do terreno. Houve quem entende-se que o terreno que era do parque escolar, do Ministério da Educação ou da câmara municipal. Percebido quem era o proprietário instalou-se um processo longo de alienação desse património, onde a câmara acabou por adquirir o terreno com cerca de 8 mil metros quadrados.”
Para a construção deste parque foi aprovada, em abril de 2020, uma candidatura ao Programa Norte 2020 que previu uma comparticipação de aproximadamente de 118 mil euros, cabendo ao município um valor de cerca 196 mil euros, traduzindo-se num investimento total de 314 mil euros.
É “o primeiro parque com características totalmente inclusivas no nosso concelho (…) importa agora que o investimento seja reprodutivo, que os oliveirenses o utilizem intensamente. Temos ali respostas que permitem ajudar as pessoas na manutenção física”, prosseguiu o edil oliveirense, que anunciou ainda que pretendem ali instalar também um parque infantil.