7 May 2025
A inauguração da creche, da autoria da AFUL, contou com a presença de várias entidades, dentro das quais se destaca o ministro Castro Almeida, bem como o Comendador António da Silva Rodrigues e restante família.
Ul> Nova creche de Ul é da autoria da AFUL
Foi, no passado dia 24 de abril, inaugurada a nova creche de Ul, que se chamará ‘Creche Aldina Valente’, em homenagem à benemérita, que celebraria 79 anos neste mesmo dia.
A inauguração da creche, da autoria da AFUL, contou com a presença de várias entidades, dentro das quais se destaca o ministro Castro Almeida, bem como o Comendador António da Silva Rodrigues e restante família.
A obra teve o custo de 890 mil euros, sendo que 510 mil euros foram através do PRR, tendo o restante sido dividido entre a AFUL, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Grupo Simoldes, Novarroz e Caçarola.
A gestão da creche, que consegue receber 42 crianças, ficará ao encargo da AFUL, que contará com uma equipa de 12 pessoas, estando previsto abrir no arranque do próximo ano letivo.
“A freguesia está de parabéns. Vai ter um equipamento de grande valor, não pelo dinheiro que está envolvido, mas é um equipamento que inspira futuro, abre portas, cria esperança. E é do que nós mais precisamos. Quando se fala de incentivos à natalidade, o facto de termos uma creche com estas condições é um grande incentivo. (…) [Aldina Valente] Era uma senhora muito bondosa, generosa, altruísta. [Daqui a uns anos] As pessoas perceberão que a creche tem o nome de Aldina Valente, pelo que ela fez, a generosidade que ajudou a fazer, e pela pessoa que era”
Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial
“Em meu nome pessoal e da minha família, agradeço do fundo do coração, este gesto simbólico, a que todos marca. Ul com esta creche fica mais moderna e a nossa população mais feliz. Parabéns à AFUL e ao presidente Mário Jorge e toda a sua equipa por ter conseguido terminar esta obra tão importante para a nossa querida freguesia de Ul”
Comendador António da Silva Rodrigues, Grupo Simoldes
“[Aldina Valente] Foi uma pessoa absolutamente apaixonada pela sua aldeia natal. A sua entrega aos valores da solidariedade, da educação e do bem comum, fazendo dela um exemplo e uma inspiração que queremos perpetuar neste espaço. Foi sempre uma pessoa entusiasmada com a ideia de ajudar a crescer a sua terra. Fez do altruísmo uma forma de vida. Dar o seu nome a esta instituição é assim uma homenagem justíssima. Obrigado, Dona Aldina, ou, permitam-me a proximidade, obrigado, Tia Aldina”
Mário Silva, presidente da AFUL
“Que as risadas das crianças que vão dar vida a estas paredes e a estes objetos, sejam um reconhecimento a todos os dirigentes da AFUL, de que valeu a pena ousar, sonhar, construir esta resposta. Ul precisava. Oliveira de Azeméis fica, a partir de hoje, mais rica com esta infraestrutura”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da câmara municipal