28 Nov 2024
Desde segunda-feira que Oliveira de Azeméis passa a ter quatro compostores: Rua Aurélio Moreira Silva, Rua Dr. Silva Lima, Rua Dr. Salvador Machado e Rua Madalena Sotto.
Oliveira de Azeméis passou a dispor de quatro compostores comunitários ao serviço dos oliveirenses interessados em fazer a valorização dos seus bioresíduos, após ter sido inaugurado na segunda-feira, um novo equipamento, na Rua Aurélio Moreira Silva.
“Procuramos assim dar resposta às metas exigentes que temos de assumir, quer no país, quer na Europa. Temos que ter, até 2030, 25 compostores comunitários e 1050 compostores domésticos instalados. Ainda estamos muito longe desta meta, o que quer dizer que nos próximos anos temos de continuar a instalar dois/três por ano [compostores comunitários]”, referiu Joaquim Jorge na inauguração.
Os equipamentos estão localizados em zonas estratégicas, tais como na proximidade de estabelecimentos de ensino e/ou instituições de solidariedade social, de forma a envolver a comunidade na promoção da educação ambiental nesta matéria e impulsionar a sua correta utilização. No final, o composto produzido poderá ser utilizado pela população como corretivo orgânico dos seus jardins e hortas.
Atualmente os quatro compostores disponíveis estão situados na Rua Aurélio Moreira Silva, Rua Dr. Silva Lima, Rua Dr. Salvador Machado e Rua Madalena Sotto.