4 Jul 2022
JÁ SÃO CONTABILIZADOS 195 PAINÉIS
A INDAQUA de Oliveira de Azeméis mais do que duplicou o número de painéis fotovoltaicos na ETAR de Ul. Só este ano instalou 132 painéis, mais do dobro dos 63 instalados em 2021. Com um investimento de 87 mil euros, realizado em 2021 e 2022, a INDAQUA de Oliveira de Azeméis contabiliza 195 painéis solares na ETAR de Ul. Estes painéis solares “asseguram parte da energia necessária ao funcionamento de equipamentos essenciais à gestão de água e saneamento”.
Assim, os 132 novos painéis ocupam uma área de 427 m2 e garantem 18 por cento da energia necessária ao funcionamento da ETAR. Estes painéis solares têm potência de 71 quilowatts (kW) e estima-se que produzam anualmente 101.063 kWh, o equivalente ao consumo energético de 24 famílias. O impacto ambiental positivo destes equipamentos “irá traduzir-se na redução da emissão de 28 toneladas de CO2 por ano, calculando-se que seriam necessárias 2.843 árvores para absorver igual volume de dióxido de carbono”, referiu a empresa.
“A ETAR de UL é pioneira, em Oliveira de Azeméis, na utilização de painéis fotovoltaicos para produção de energia. Este recente investimento vem reforçar a aposta na eficiência energética destas instalações e no objetivo de tornar Oliveira de Azeméis um concelho mais sustentável, com menos impacto ambiental”, explicou Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA de Oliveira de Azeméis.