Inteligência artificial desafia os moldes

Destaques Concelho

Nuno Silva, administrador executivo da Durit Group

>Nuno Silva, CEO da Moldit

Nuno Silva, CEO da Moldit, marcou presença na Semana de Moldes 2025 e, em declarações ao Correio de Azeméis, afirma que “é um momento em que as empresas do setor podem partilhar, podem discutir, sobre os temas mais importantes que preocupam”.

O CEO da Moldit, afirma que este evento tem como “missão principal ser um espaço de reflexão da atividade dos moldes, em relação àquilo que é a atividade económica e a evolução da atividade dentro do setor”.
Em relação aos desafios que o setor enfrenta, Nuno Silva afirma que “as transformações da forma como nós produzimos os nossos moldes, tudo isso, no fundo, a evolução tecnológica, traz-nos sempre grandes desafios. O setor enfrenta estes desafios, sempre o enfrentou ao longo da sua história. Nesta altura eles são acelerados, principalmente por estas questões da digitalização e da inteligência artificial”. Relativamente a Portugal, remete para o facto de o país continuar a ser “referência nas soluções e na tecnologia, mas deixamos de ser referência na eficiência. Portanto, há 20 anos nós éramos mais eficientes, seja porque tínhamos mão-de-obra mais barata ou porque tínhamos a conjugação da mão-de-obra mais barata com a tecnologia, hoje nós não somos mais eficientes”, salienta.
“Nós temos de ser racionais. Não podemos ser mais papistas que o Papa e querer ser muito competitivos a introduzir processos que depois fazem com que percamos a competitividade com concorrentes muito fortes”, afirma depois de questionado sobre os desafios e oportunidades que o setor enfrenta na aposta de processos mais eficientes e sustentáveis. Sobre sustentabilidade, defende que apesar de um tema importante, não é possível fanatismos 
"sem perceber que a sustentabilidade elevada a alguns níveis pode nos trazer grandes níveis de ineficiência muito grandes”.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR de Oliveira de Azeméis desmantelou rede de tráfico
27/11/2025
Forças policiais e familiares procuram idosa desaparecida desde ontem
27/11/2025
Os novos caminhos da Simoldes confirmam visão de António Rodrigues
27/11/2025
Idosa de 84 anos foi "vista pela última vez a sair do Hospital S. Sebastião"
27/11/2025
António da Silva Rodrigues: de aprendiz a líder que nunca esqueceu a bancada
27/11/2025
Portugal distingue-se pela capacidade técnica e de inovação
27/11/2025
Inovação e colaboração impulsionam a indústria do futuro
27/11/2025
Inteligência artificial desafia os moldes
27/11/2025