28 Jan 2025
Na opinião de Luís Paulo Reis, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto, “muitos dos maus profissionais, ou profissionais medianos, vão ser substituídos pela inteligência artificial”
> Palestra sobre Empreendedorismo e o papel da Inteligência Artifical
No passado dia 21, terça-feira, a Azeméis TV/FM marcou presença na palestra orientada pelo orador Luís Paulo Reis, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto, sobre a temática “Empreendedorismo e o papel da IA” na Escola Básica e Secundária Soares Basto.
Uma ajuda diária. “Torna-se quase um parceiro do nosso dia-a-dia e nós resolvemos problemas em conjunto com a Inteligência Artificial. Tem capacidades muito diferentes das nossas, por exemplo, sabe praticamente tudo. Todo o conhecimento humano, todos os textos que os humanos escreveram, todos os quadros que pintaram, todas as imagens que geraram estão algures na Inteligência Artificial.”
Novas exigências. “A minha opinião é que muitos dos maus profissionais, ou profissionais medianos, vão ser substituídos pela inteligência artificial, sejam eles médicos de família, professores, jornalistas porque a IA consegue fazer qualquer coisa de digital muito bem.”
Muita concorrência. “Há muita concorrência nesta área, não temos só o Chatgpt, existe neste momento o Gemini 2.0 que tem capacidades muito semelhantes à do Chatgpt, o Claude é um modelo que tem capacidades fantásticas e na China há uma quantidade enorme de outros.”
Quase humano. “Muitas pessoas perguntam “Como é que sabemos que o texto foi gerado por IA?”, a resposta a isto é não deteta, é impossível. Ou seja, todos os mecanismos que dizem detetar, não funcionam e cada vez funcionam menos. Nós temos de assumir que os alunos usam a inteligência artificial, mas de uma maneira correta.”