IPSS’s do concelho reúnem-se para celebrar o Carnaval

Concelho

Cerca de 140 utentes de 12 IPSS’s do concelho de Oliveira de Azeméis marcaram presença na atividade. A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis foi a grande vencedora do prémio de melhor disfarce do baile de Carnaval, oferecido pelo Berço Vidreiro.

> Utentes reinvindicam mais momentos de convívio

Ao longo do dia de 28 de fevereiro realizou-se mais uma atividade interinstitucional, com a presença de 12 IPSS’s do concelho de Oliveira de Azeméis. A organização desta atividade esteve a cargo do Lar de Idosos Dra. Leonilda Matos, da Comissão de Melhoramentos de Azeméis e do Centro Paroquial e Social de Santo André.

Cerca de 140 utentes de mais de uma dezena de IPSS’s do concelho reuniram-se no pavilhão da Escola Livre para comemorar a época festiva. O evento contou com uma votação para nomear a melhor dinâmica de grupo, disfarce e música, e com a entrega do respetivo prémio. Em entrevista à Azeméis TV, animadoras socioculturais de diferentes instituições falaram sobre o significado destes momentos de folia e diversão. Já os utentes sublinham a importância destas atividades e confessam que gostariam de ter mais convívios desta natureza.

“[Estas atividades servem], principalmente, para combater o isolamento. O convívio entre as instituições é muito importante. [Os utentes] acabam por conviver uns com os outros e partilhar experiências, faz-lhes muito bem.”
Sofia Silva, Comissão de Melhoramentos de Azeméis

“Tivemos, hoje, uma média de 140 utentes, com 12 instituições presentes de um total de 17. Algumas [IPSS’s] não conseguiram vir, temos pena, mas, como vêm, somos mesmo muitos. Queremos agradecer à Câmara Municipal pelo facto de nos ter cedido este pavilhão, porque precisamos deste tipo de espaços para juntar toda a gente.”
Vera Almeida, Lar de Idosos Dra. Leonilda Matos

“Como nos reunimos todos os meses, [os utentes] estão sempre à espera destes convívios.”
Susana Ladeiras, Centro Par. e Social de Sto André 

“Este é o convívio que devíamos ter mais vezes, porque juntam-se todas as instituições e é uma alegria para todos. Muitos [utentes] não conseguem sair do lar, mas vêm sempre para estas atividades.”
Mário Oliveira, utente do Centro Par. e Social de Sto André 

“Fazemos um bocadinho de tudo para alegrar a malta. É aqui que se juntam os amigos, junta-se muita gente que já não via há muito tempo. Estes convívios são muito bons e este evento foi preciso: é pena que muitos queiram e não possam fazer [parte], mas hão-de vir atividades iguais ou melhores.”
Ilídio Santos, utente do Lar de Idosos Dra. Leonilda Matos

“O nosso grupo era representado pelas abelhinhas, pelo mel e pelos apicultores. Graças a Deus tem corrido tudo bem. Gostei e é bonito e divertido para os velhinhos.”
Maria Olinda Marques, utente da Com. de Mel.Azeméis

“Viemos vestidas de cozinheiras, [porque] quisemos homenagear as nossas cozinheiras da Santa Casa, a quem damos um grande beijinho. Todos os dias trabalham afincadamente, com carinho e amor, e é essa a arte de cozinhar.”
Cláudia Vieira, animadora sociocultural da Sta Casa da Misericórdia de O.  Azeméis, vencedores do prémio de melhor disfarce do baile de Carnaval

 

 

 

 

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Abílio Guimarães apresentou ‘Memórias do Nosso Tempo’ em S.Roque
22/03/2025
Resultados desportivos de sábado, 22 de março
22/03/2025
A Escola Livre de Azeméis está na final da WSE CUP
22/03/2025
Cerca de 100 participantes no primeiro torneio de futebol da Comissão de Festas de Santa Marinha de Palmaz
22/03/2025
Novos órgãos sociais da JSD de Oliveira de Azeméis já tomaram posse
22/03/2025
Oliveirense derrotada em amigável em casa de clube da I Liga
21/03/2025
"Favoritos? São jogos de 50 por cento para cada lado"
21/03/2025
Projeto de transformação das antigas instalações da Garagem Justino divulgado com apresentação interativa
21/03/2025