Irmãos bem-vindos

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses serve para lembrar a herança do passado de séculos. É essa herança que nos permite, hoje, ter 280 milhões que têm como língua oficial o português.

Fomos e somos um país de emigrantes. Que souberam ter sucesso lá fora. Não o tiveram cá, pois o nosso país nunca soube (nem sabe…) permitir o sucesso dos muitos que tem ambição e se agarram ao trabalho. 
Mas hoje, somos também um país de imigrantes. São cerca de 750 mil os que procuraram Portugal para viver. A grossa maioria vem dos países que falam português. Africanos e brasileiros, essencialmente.
Compreende-se. A língua facilita muito.
Daqui a meio século, portugueses originários seremos perto de seis milhões. Significa que precisamos dos povos que procuram o nosso país para viver.
Temos a obrigação de sermos a casa desses povos que falam português. Onde se sintam bem recebidos. Por força da nossa história e pela realidade do presente. E do nosso futuro. 
Por isso, vi com satisfação a decisão do ministro Jose Luís Carneiro de decidir facilitar o acesso ao estatuto de residentes de cerca de 130 mil desse povo, que aguardavam há demasiado tempo. E aplaudo a nova legislação que facilita o acesso a esse estatuto. É a assunção de que estamos abertos para receber esses cidadãos oriundos de países que falam a nossa língua. E respeitá-los como irmãos.  
 * jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024