Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal
Primeiro contacto aconteceu com presidentes de junta
O processo de discussão divulgado pelo executivo camarário sobre a desagregação das freguesias já teve início com uma primeira reunião com os presidentes de junta, em Cesar, no dia 21 de abril. Joaquim Jorge deu conta, mais uma vez, da vontade em guiar um processo “responsável” de “profunda discussão”.
“O que importa decidir é um modelo que sirva os interesses da população e o desenvolvimento territorial”, referiu o edil oliveirense.
O deputado José Lourenço (PS) referiu que, na altura da desagregação das freguesias, o executivo “não liderou o processo, não se opôs a ele, nem tentou condicionar qualquer opção”. “A decisão tomada foi da responsabilidade do então governo do PSD/CDS-PP”, explicou. “O Partido Socialista em Oliveira de Azeméis sempre discordou da forma como o processo foi conduzido e da forma como as pessoas não foram envolvidas (…) Devemos ser nós, em comunidade, a refletir o que é melhor para todos”, acrescentou.
Vítor Januário (CDU), no período de intervenção do público, também reforçou o assunto, referindo que está a decorrer na freguesia de Pindelo um abaixo-assinado para a desagregação das freguesias, pedindo a colaboração e assinatura de todos.