29 May 2023
Nuno Miguel Sousa convidado do programa ADN Oliveirense com helena terra
Um ADN oliveirense que se constrói desde há 5 anos, quando se mudou para o concelho de Oliveira de Azeméis. Nuno Miguel Sousa é sócio gerente do Intermarché desde 2018, altura em que impulsionou um espírito de responsabilidade social para comunidade.
Apoia em permanência várias instituições, desde os BVOA à UDO, fazendo de si uma referência, a par dos melhores do concelho.
Como nasce um empreendedor
Atualmente já me considero oliveirense. Fiquei a ganhar quando vim para concelho, porque a concretização do sonho de ser empresário, foi aqui que o consegui
Comecei por estar 12 anos dedicado à formação nos Mosqueteiros. O Intermarché dá a oportunidade de nos tornarmos empresários independentes. Estavam reunidas as condições. Estivemos em formação ano e meio e ficamos prontos para termos um projeto. Em OAZ tivemos uma oportunidade, mas sabíamos que tínhamos muito para fazer. Fizemos uma remodelação total à loja, tudo com capitais próprios.
O desafio do Intermaché de Oliveira de Azeméis
Já sabíamos que íamos passar alguma dificuldade, mas também a verdade é que em todas as crises, existem oportunidades. Existiam muitas situações deficitárias que nós com alguma facilidade identificamos, mas tivemos que traçar o plano a médio prazo, uma vez que é um investimento grande. Traçando o plano, o caminho estava bem assente.
A diferença para osconcorrentes dagrande distribuição
Cada um de nós tem o seu ADN. Existe um estigma com a grande distribuição. Como em todas as áreas podem haver enganos, mas tentamos minimizar isso ao máximo.
Aquilo que fazemos nos Mosqueteiros, é que onde estamos inseridos, também temos um dever e uma parceria com os fornecedores locais. Acreditamos que isso nos acrescenta valor, não só a nós como também aos locais que conseguem escoar melhor o seu produto.
O futuro
Estamos a chegar ao fim do primeiro ciclo desta loja. As remodelações estão quase todas feitas, as galerias já estão todas abertas, o espaço de refeições também está a funcionar muito bem e o espaço bio que abrimos no ano passado, também.
Agora estamos a estudar um novo Intermarché que irá abrir no concelho de Oliveira de Azeméis. Sentimos que é a altura certa para dar este passo. Acreditamos que há muito potencial aqui.
Do estigma à imagem renovada
Tivemos uma altura em que a loja não estava capaz de receber clientes. Era grande demais e não tinha a gama que o cliente procurava. Hoje ainda vivemos um bocado esse estigma. Tínhamos uma péssima imagem, mas hoje já conseguimos criar um entusiamo no cliente que entra pela primeira vez e fica com vontade de voltar. O sentido de missão que temos, corresponde às necessidades das famílias oliveirenses, por isso a porta está aberta e em qualquer altura podem visitar-nos.