Já são conhecidos os vencedores do Prémio Municipal 2024

Concelho

O Prémio Municipal visa reconhecer e distinguir práticas de cidadania que promovam o sentido de comunidade e que contribuam para a identidade do concelho. Fotografia da Câmara Municipal

Manuel Gomes Vaz da Silva e a Conferência Vicentina de S. Miguel foram os reconhecidos

A cerimónia decorreu no passado dia 27 de junho, no auditório Ivone Ferreira da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, antes da realização da Assembleia Municipal.

No seu discurso, no início da cerimónia, Francisco Silva, presidente do júri responsável pela avaliação das candidaturas, sublinhou que a cidadania e a humanização nascem dos “gestos concretos de cuidado”, da “escuta ativa” e do “fazer” pelo outro. “Foi com esta perspetiva que o júri olhou para as candidaturas”, explicou. Feita a avaliação, o reconhecimento foi atribuído ao funcionário do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Manuel Gomes Vaz da Silva, e à Conferência Vincentina de S. Miguel.

“É para nós uma honra enorme estarmos aqui presentes”, começou por dizer o presidente dos Vicentinos de Oliveira de Azeméis, Artur Maia, no seu discurso. “Agradeço a cada vicentino que trabalha dia após dia para levar comida, roupa, medicação e esperança às famílias que apoiamos: ser vicentino é sê-lo todos os dias”, sublinhou. O presidente também não esqueceu de deixar uma palavra a todos os oliveirenses. “Este prémio é vosso também, porque é com a vossa ajuda que conseguimos apoiar as famílias carenciadas do concelho.”

Por sua vez, Manuel Gomes Vaz da Silva recebeu o seu reconhecimento com uma ovação de pé. Para além do Prémio Municipal, o funcionário recebeu uma lembrança do próprio Agrupamento de Escolas, um retrato seu, que recebeu emocionado. “Ao longo destes 54 anos acho que contribui para a formação de muitos dos que estão aqui presentes. [E] foram vocês que contribuíram e muito para a minha formação nesta escola”, declarou.

A cerimónia contou também com os discursos de Ilda Ferreira, diretora do AE Ferreira de Castro, Manuel Alberto Pereira, presidente da UF de Oliveira de Azeméis, e Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis. Todos sublinharam o papel importante desempenhado pelos Vicentinos no concelho e consideraram Vaz da Silva como uma “referência para a comunidade educativa” de Oliveira de Azeméis.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Universidade Sénior presta homenagem emotiva ao professor João Silva
4/12/2025
Fogo destrói por completo habitação em Ossela
4/12/2025
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025