5 Feb 2025
Cesar, Carregosa e Fajões foram as primeiras, restantes freguesias receberão durante os próximos dias
Depois de ter sido assinado a 11 de janeiro o contrato comodato com as freguesias, foi ao final desta tarde que a freguesia de Fajões recebeu a carrinha, isto depois de ontem e de anteontem as freguesias de Carregosa e Cesar, respetivamente, terem sido contempladas com esta valia.
Este projeto tem como objetivo melhorar a mobilidade e prover a freguesia com um transporte pessoal e personalizado, ao mesmo tempo que complementa as outras formas de transporte público. Esta é mais uma medida inserida no projeto Mob-te+, que visa incentivar o uso regular de meios de transporte e a adoção de formas de mobilidade suaves, amigas do ambiente.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, afirmou que esta ação serve para “formalizar a entrega em cada uma das nossas freguesias da carrinha. É uma resposta muito importante porque reconhecidamente nós temos problemas ao nível da mobilidade do nosso concelho e esta resposta não resolve o problema naturalmente, mas atenua”.
Fajões, Cesar, Carregosa e Macieira de Sarnes unidos
Depois de já ter sido falada a possibilidade das freguesias de Fajões, Cesar e Carregosa criarem um regulamento entre as três para promoverem a cooperação, esse projeto terá mais uma freguesia incluída, Macieira de Sarnes.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o presidente da Junta de Freguesia de Fajões, Óscar Teixeira confirmou essa cooperação, referindo que desta forma os habitantes das quatro freguesias conseguem ter mais um dia para se deslocarem até ao centro da cidade.
No que diz respeito a Fajões, o presidente explicou que “em princípio será a segunda-feira, o dia que a Junta de Freguesia de Fajões garantirá o transporte. Esse transporte será feito por marcação. As pessoas sendo de Carregosa, Cesar, Fajões ou Macieira de Sarnes,podem ligar para a Junta de Freguesia de Fajões a requisitar o transporte na segunda-feira. Nós temos um percurso definido em que passaremos por alguns pontos destas quatro freguesias, em que recolhemos as pessoas e faremos essa deslocação”.
No regulamento, que terá de ser aprovado em assembleia de freguesia, irá estar referido uma outra situação em que o transporte poderá ser utilizado, conforme explicou Óscar Teixeira à Azeméis TV/FM. “Temos um outro transporte, um outro ponto no regulamento que nos permite transportar pessoas aos hospitais, centros de saúde, fora deste transporte viário flexível, mas essas pessoas só poderão fazer se estiverem inscritas num âmbito social e essa lista é nos entregue pela nossa assistente social que identifica as famílias que têm essa necessidade”, concluiu o presidente da Junta de Freguesia de Fajões.
Falta de condutores pode ser a maior preocupação
Ontem, terça-feira, foi a vez de Carregosa receber a carrinha. Após o ato de entrega, a presidente da Junta de Freguesia de Carregosa, Constança Melo, afirmou que um dos principais receios é falta de condutores para fazer o transporte. “Temo que possa não chegar a toda a gente principalmente por falta de condutores”, referiu a presidente da junta, em declarações à Azeméis TV/FM, acrescentando que as novas carrinhas “têm que ser conduzidas pelos presidentes das associações ou por um órgão do executivo”.
Joaquim Moreira 09-02-2025 ás 18:01h
Presidente da junta de freguesia de FAJÕES não tem vergonha de andar meses para arranjar uma entrada a um deficiente motor de cadeira elétrica não consigo ir a rua porque está a descair!!