11 Nov 2024
Atleta obteve um recorde pessoal na meia maratona
No passado dia 27 de outubro, dois dias antes do dilúvio que provocou inundações repentinas devastadoras naquela região e mais de duas centenas de vítimas mortais, João Almeida correu na meia maratona de Valência, em Espanha, onde obteve um recorde pessoal ao terminar a prova com a marca de 1h04,56. “Um novo recorde pessoal é sempre positivo, mas vinha com o objetivo de correr mais rápido, passei em recorde pessoal aos 10kms (29,41) e tudo indicava que teria outro desfecho. A partir dos 15kms, as condições meteorológicas não eram as melhores, muita chuva e vento, prejudicando a obtenção de uma marca melhor. Resta-me continuar a trabalhar”, escreveu o atleta de Macieira de Sarnes, que viveu momentos de aflição devido ao mau tempo ainda antes da prova.
Ao Correio de Azeméis, João Almeida relatou os momentos dramáticos que viveu já na sexta-feira, altura em que viajou de carro para aquela região espanhola. “Na sexta-feira ficámos retidos na autoestrada, em poucos minutos estávamos rodeados de água e lama e ficámos aflitos para sair dali. No sábado ainda choveu, mas pouco. No domingo, após a corrida, o tempo veio a piorar drasticamente”, descreveu o atleta, que regressou a casa no domingo. “Foi a nossa sorte, porque tenho colegas meus que ficaram mais um dia e depois foram obrigados a ficar a semana toda”.
O próximo dia 1 de dezembro marcará a estreia de João Almeida numa maratona (42km) e será também em Valência. A prova continua agendada até ao momento e regista cerca de 30 mil atletas inscritos. “A minha preparação está a correr bem, mas como é a minha estreia não quero pensar em marca, quero correr descontraído e darei o meu melhor”, anteviu o atleta, que assinou recentemente um contrato com a marca Puma.