2 Jan 2024
Equipa luso moçambicana desistiu devido a falha mecânica
O oliveirense João Rebelo Martins, juntamente com Bruno Campos e Marcos Rodrigues, a bordo de um VW Golf 7R Turbo, participou nas clássicas 9 Horas de Kyalami, a última prova do Campeonato Sul-Africano de Resistência. A pista sul-africana era um novo desafio para o piloto português e para a equipa moçambicana.
O Golf demonstrou, desde a primeira sessão de treinos livres, que era rápido q.b.. Um chassi equilibrado e um motor com bastante potência foram dois pontos positivos que Rebelo Martins realçou. Na segunda e terceira sessões de treinos livres, alguns problemas eletrónicos, mas nada de especial, continuaram a deixar boas expectativas para os cronometrados. Aqui, Marcos Rodrigues foi o seleccionado para fazer o tempo e conseguiu a 4ª marca entre a Classe D, 31º da Geral. À sua frente mais 3 VW, sendo um deles o da equipa oficial. Na quarta sessão de treinos livres, à noite e debaixo de chuva, o sincronizador da caixa de velocidades partiu, dificultando muito o trabalho da equipa. Começaram as 9 Horas das boxes, depois da longa reparação da caixa de velocidades, e, apesar do ritmo vivo, não se adivinhava tarefa fácil. Quando já estavam na 4ª posição, debaixo de uma forte chuva onde João Rebelo Martins impôs um excelente ritmo, problemas de transmissão levaram ao abandono da equipa.
“Fica a experiência. E que experiência! Kyalami (pista que fica perto de Joanesburgo) é um circuito muito rápido, numa montanha, com excelente asfalto e tudo feito com muito bom gosto. Nota-se o amor que os sul-africanos têm ao desporto motorizado”, afirmou o piloto oliveirense, agradecendo o convite e manifestando vontade em voltar a esta competição, que decorreu nos dias 15 e 16 de dezembro.