Jovens cineastas querem criar documentário sobre a festa de São Luís

Pinheiro da Bemposta

Projeto depende de angariação de fundos para homenagear uma tradição centenária que une gerações no lugar de Figueiredo, Pinheiro da Bemposta.

A festa de São Luís Rei de França, uma celebração com raízes profundas no lugar de Figueiredo, poderá em breve ser eternizada num documentário que pretende captar a sua importância cultural e histórica, de acordo com nota enviada por parte dos responsáveis ao Correio de Azeméis.

Este projeto, ainda em fase de angariação de fundos, visa preservar e destacar uma tradição que, pelo menos há 100 anos, tem reunido anualmente forasteiros e residentes em torno da romaria popular.

São Luís, nascido em 1214 e falecido em 1270, foi um dos reis mais admirados de França, conhecido pela sua fé profunda e vida dedicada à simplicidade, humildade e caridade. O santo, que reinou de 1226 até à sua morte, foi canonizado pela Igreja Católica, tornando-se um dos poucos monarcas a alcançar tal honraria. Anualmente, Figueiredo celebra a sua memória numa festa que, além de ser um evento religioso, é também um marco de identidade e coesão comunitária. 

O documentário, idealizado por Adalberto Pinto, neto de moradores de Figueiredo, pretende ser uma homenagem a esta tradição e à comunidade que a mantém viva. Adalberto, cujos pais começaram a namorar na própria festa, está agora a liderar a iniciativa para angariar os apoios financeiros e logísticos necessários para concretizar este projeto. O documentário será realizado por um grupo de jovens. Além de Adalberto Pinto – que frequenta o mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas na FLUP –, todos os outros membros são estudantes no mestrado em Realização - Cinema e Televisão na ESAP.

A produção, que conta com o apoio técnico da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), depende ainda de contribuições da comunidade local, das autarquias e de outras entidades interessadas na preservação do património cultural.

A União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, reconhecem a pertinência do documentário. A Câmara Municipal sublinha a urgência em capturar as memórias dos habitantes mais velhos e a importância de aproximar os jovens das suas origens, enquanto que a União de Freguesias destaca o papel crucial do suporte fílmico para transmitir estas tradições às gerações futuras.

Mais do que um simples projeto cinematográfico, este documentário pretende sensibilizar para a importância de preservar as tradições que definem a identidade de Figueiredo, garantindo que as histórias e os valores que moldaram a vida da aldeia sejam transmitidos às gerações futuras. 

“Acho que está na altura de repensarmos a forma como temos vindo a descuidar a cultura popular. Os meus avós começaram a namorar no S. Luís, os meus pais também. Se não fosse a festa, possivelmente hoje não estaria aqui. E, assim como eu, quantos não poderão dizer o mesmo?" - refere o produtor.

"Estas festividades estão umbilicalmente ligadas à forma como construímos a nossa identidade coletiva e os laços dentro das comunidades, fazem parte de quase todos nós. E este documentário é uma homenagem ao S. Luís e a todos aqueles que o mantêm vivo. Mas não só. É também a vontade de trazer para a esfera pública o tema das festas populares. Especialmente no concelho de Oliveira de Azeméis, onde, mesmo na sombra, estas festividades estão a desaparecer gradualmente e não se vê ninguém a falar sobre isso. Se os decisores políticos locais não estão interessados em falar neste tema, se têm outras agendas, que apoiem quem quer fazê-lo. E, tendo em conta os hábitos hodiernos de consumo de informação, nada melhor do que um documentário que pode ser exibidao quer no salão paroquial, no cinema ou nas redes sociais. Porque, em causa, não está só a identidade das pessoas de Figueiredo, ou do Pinheiro da Bemposta, está o futuro que estamos a construir e a forma como queremos fazê-lo", finalizou o produtor em nota enviada ao Correio de Azeméis. 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Bruno Aragão de fora da lista do PS por Aveiro
2/04/2025
Projeto ‘Brave Hands’ trouxe jovens estrangeiros a Oliveira de Azeméis para preservar o concelho
2/04/2025
Ana de Jesus vai candidatar-se à Junta de Freguesia de Cucujães
2/04/2025
Hospital de S. Miguel com mais lugares de estacionamento
2/04/2025
ULS Entre Douro e Vouga inicia investigação clínica com tratamento inovador para a Esclerose Múltipla
2/04/2025
Neon Run em Oliveira de Azeméis
2/04/2025
Grande Prémio S. Paio - Paulo Ferreira
2/04/2025
5.º Passeio Old Riders
2/04/2025