10 Sep 2024
Rogério e Gonçalo têm tido o apoio da comunidade
No próximo dia 15 de setembro, domingo, acontece em Loureiro a festa em Honra de Nossa Senhora da Alumieira, uma festa que geralmente apenas tinha a missa e a procissão. No entanto, este ano, Rogério Teorgas e Gonçalo Queirós, dois jovens loureirenses, tomaram a iniciativa de dinamizar de forma diferente esta festa.
Dois jovens entusiastas de Loureiro. “[A ideia] partiu inicialmente de mim, depois é que levei o Gonçalo comigo. Eu moro relativamente perto da capela [da Nossa Senhora da Alumieira]. Sempre tive um pouco de tristeza de, em Loureiro, as outras capelas fazerem festas muito fortes e a nossa, no coração da freguesia, não tem nada [além da missa e da procissão]. Fui falar com o padre, para perceber se podíamos fazer ali algum evento, alguma coisa para animar a parte religiosa e aproveitar para fazer qualquer coisa pela tarde fora. Sempre partindo do objetivo para ajudar a parte religiosa.”
Rogério Teorgas, membro da organização das festas
Sem dinheiro, mas com ajuda da comunidade. “Não fomos pedir dinheiro a ninguém. Neste caso, o dinheiro que vamos angariar é com o leilão e com a venda de comida e bebida lá no espaço [no Largo da Alumieira]. Não fomos pedir dinheiro, até porque se reparem no nosso cartaz não tem qualquer tipo de marca ou empresas associadas. Mas há muita gente que nos ajuda. Empresas que nos dão coisas para leiloar e a comunidade em geral tem ajudado”
Gonçalo Queirós, membro da organização das festas
Um investimento que esperam ter retorno. “O objetivo é arrancar agora devagarinho, para depois no futuro então as festas da Nossa Senhora da Alumieira serem conhecidas pelo concelho todo. Mas, tudo depende muito como for este ano. Não temos quase dinheiro nenhum, o investimento veio da nossa parte, cerca de 500 €, mas esperamos agora conseguir recuperar esse dinheiro. Por isso, convido toda a gente, oliveirense e não oliveirense, que quiserem aparecer. Vamos tentar, acima de tudo, ter um bom ambiente de convívio. Em princípio o tempo também vai estar agradável, por isso, quem tiver hobbies e que possa fazê-los ao livre, venha fazer connosco.”
Rogério Teorgas, membro da organização das festas