Jovens mulheres oliveirenses não se sentem discriminadas

Destaques Exclusivos Concelho

> DEBATE NA AZEMÉIS TV/FM no dia 08 de março, dia internacional da mulher

No Dia Internacional da Mulher, celebrado a 08 de março, a Azeméis TV/FM reuniu um conjunto de jovens mulheres oliveirenses para discutir a importância deste marco mundial. “Orgulho”, “união” e “força” foram os sentimentos mais evidenciados pelo sexo feminino de Oliveira de Azeméis, representado por várias mulheres, de diferentes faixas etárias e ativas socialmente nos mais diversos âmbitos: música, deposto, dança, saúde, entre outros.

“Este dia é muito importante porque sou uma mulher e tenho orgulho em sê-lo porque somos fortes, unidas, lutadoras e corajosas. É importante relembrar este dia porque todas as mulheres lutam pela sua liberdade e contra o preconceito.”
Margarida Oliveira, Carregosa, atleta no CD Feirense

“Apesar de este dia estar mais alusivo a festas, à oferta de flores e a jantares, na realidade este deve ser um dia de reflexão. É um dia em que temos de pensar nos problemas que ainda existem. Já se evoluiu muito em termos de sociedade e descriminação dos direitos da mulher, mas a nível mundial ainda há muito para trabalhar.”
Daniela Rocha, Cesar, enfermeira

“Tenho 18 anos e acho que não tenho a perceção da dificuldade que era ser mulher há uns anos atrás porque desde que nasci não é tão complicado quanto contam ser. Acho que este dia serve para celebrar tudo aquilo que conseguimos conquistar, a liberdade que temos hoje em dia, todos os trabalhos e atividades que hoje podemos fazer.”
Sofia Sá, Nogueira de Cravo, compositora, cantora e música 

“O dia da mulher é muito importante porque representa todas as conquistas que as mulheres tiveram a nível cultural, económico, entre outros. Este dia mostra que as mulheres cada vez têm mais direitos, embora não os tenham em outros países. A mulher tem um papel insubstituível na sociedade."                                                                        .                                                        Filipa Oliveira, Oliveira de Azeméis, atleta de ginástica artística e ballet 


“Sinto que mais do que um dia de reflexão e celebração de tudo aquilo que nós conseguimos até hoje. Sinto que é muito importante olharmos para os exemplos das mulheres na história que lutaram e que nos fizeram ter os direitos que temos hoje em dia. É impensável comparar a realidade atual com aquele que existia há umas décadas atrás.”
Ana Almeida, Cucujães, presidente da Assoc. de Estudantes da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva 

“Na Patinhas e Patudos somos uma equipa só de mulheres, grandes mulheres. O dia da mulher é um dia de reflexão, valorização e para pensarmos sobre tudo aquilo que foi feito ao longo dos anos, a evolução da sociedade que permitiu chegar a hoje e termos liberdade para nos exprimirmos, para sermos aquilo que quisermos ser.”
Leonor Xará, Oliveira de Azeméis, presidente da Assoc. Patinhas e Patudos

“Este dia trata-se de celebrar coisas que não estão ainda muito bem resolvidas. No entanto, é muito importante sabermos que a sociedade evoluiu, falta ainda evoluir muito mais, mas o caminho é extremamente importante para continuarmos unidas e fortes.”
Sofia Gomes, Fajões, presidente da Assoc. Dar – Doações com Amor e Respeito 


“Temos aqui jovens a falar sobre o quão se sentem bem em ser mulheres, é comovente. Quero passar a mensagem para continuarmos a acreditar no futuro e que ainda há um caminho para fazer. Este é um dia marcante porque há muitos direitos que foram mais facilmente dados aos homens e as mulheres precisaram de lutar.”
Catarina Oliveira, Carregosa, membro da URATE

“Aproveito para partilhar a minha admiração por todas as mulheres que estão a lutar na Ucrânia pelos seus filhos, pela sua comunidade e país. Também por todas as que estão grávidas e a dar à luz em sítios sem condições. A sua resiliência e coragem é inigualável. Esta é uma data muito importante para celebrarmos vária conquistas, direitos salariais, direito ao voto, direito à liberdade de expressão.”
Diana Silva, Carregosa, membro da Juventude Socialista

“Hoje ainda celebramos o dia da mulher porque as mulheres ainda ganham menos do que os homens; os homens ainda são aplaudidos por ajudar nos trabalhos domésticos e na educação dos filhos e as mulheres são pouco valorizadas pelo mesmo trabalho; as mulheres são prejudicadas nas suas carreiras profissionais por terem filhos; e a violência doméstica ainda é um crime que mais afeta as mulheres.”
Diana Semblano, Oliveira de Azeméis, presidente da Juventude Social Democrata e socióloga na Fundação Manuel Brandão

“Este é um dia de reflexão. Venho a constatar que há ainda muitas mulheres que são injustiçadas por muitas questões presentes no nosso mundo. A nossa autoestima está muito em falta. As mulheres acabam por sofrer ataques de várias formas. A mulher ainda tem muito medo de falar pelo receio daquilo que vão pensar.”
Andreia Jesus, Fajões, taróloga e terapeuta holística

“É muito agradável ouvir estas palavras de louvor, de vontade e de força. Acho que o dia da Mulher é um dia de reconhecimento, de memória, de lembrança e de comemoração. Há um longo caminho ainda a percorrer, mas também é importante assinalar o que é o passado e o caminho que as mulheres já percorreram.”
Marta Mota, Oliveira de Azeméis, membro do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis

“É preciso celebrar o feminismo das mulheres, mostrando que estas podem ser tão boas quanto os homens, tão poderosas, e conseguem chegar tão longe quanto eles. Até há pouco tempo fomos oprimidas na educação e agora há mais alunas universitárias do sexo feminino.”
Violeta Tavares, Oliveira de Azeméis, presidente da Assoc. de Estudantes da Escola Básica e Secundária Soares Bast

“É importante celebramos as mudanças que temos conseguido e a evolução a que temos assistido. Ainda falta conquistar muita coisa, ainda há muita discrepância entre o homem e a mulher. Poderemos vir a tentar conseguir evoluir mais a partir do momento em que mudarmos as mentalidades, principalmente as mães na educação dos seus filhos.”
Ana Sofia Nunes, Pinheiro da Bemposta, responsável do pelouro do desporto do GJ do Pinheiro da Bemposta e treinadora de atletismo

“O dia da mulher é bastante importante por toda a luta ao longo da história a humanidade. Sinto-me sortuda por viver num país em que as mulheres têm tantos direitos quanto os homens, porque há países em que as mulheres ainda são muito oprimidas.”
Beatriz Almeida, Oliveira de Azeméis, jogadora de voleibol na Casa do Benfica

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024
Futsal Clube Azeméis perdeu com o Arsenal Maia
28/04/2024
Oliveirense fecha fase regular no 3º lugar
28/04/2024