1 May 2025
Apagão da passada segunda-feira, dia 28 de abril, foi a causa do atraso
O grupo da Paróquia de Oliveira de Azeméis partiu para Itália na semana passada, com o objetivo de participar no encontro católico designado “Jubileu dos Adolescentes”. A viagem de regresso estava marcada para a passada segunda-feira, dia 28 de abril, mas devido ao apagão que afetou a Península Ibérica, os jovens só conseguiram regressar ao concelho na noite de ontem.
O voo de regresso a Portugal estava agendado para as 18h10 da passada segunda-feira, mas decorridas duas horas de espera o grupo de jovens católicos foi informado de que já não iriam descolar. Constituído por 39 jovens e seis adultos, o grupo de oliveirenses entrou em contacto com a companhia Wizz Air para tentar encontrar soluções.
Ao Correio de Azeméis, Alexandre Costa, um dos membros do grupo que ficou retido em Roma, explicou que a equipa conseguiu arranjar estadia num hotel para a noite de segunda-feira, tendo passado a noite seguinte no aeroporto. À Lusa, Hélder Ramos, porta-voz do grupo que se organizou em Azeméis para, à distância, assegurar o regresso das 45 pessoas, sublinhou que o incidente causou cerca de 20 mil euros de despesas imprevistas, tendo em conta as estadias e as soluções encontradas para garantir o regresso.
De modo a assegurar as viagens de retorno, a estrutura paroquial conseguiu repartir o grupo de viajantes, maioritariamente constituído por jovens dos 13 aos 15 anos, por dois voos: o primeiro saiu do aeroporto de Roma para o de Barajas às 10h30; o segundo, com o mesmo trajeto, saiu por volta das 13h30. Uma vez reunidos em Madrid, o grupo fez o resto do caminho num único autocarro, contratado a uma companhia espanhola com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.