Jovens ulenses querem manter tradição

Destaques Ul

Festas em Honra de Nossa Srª das Candeias e S.Brás

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, as Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias e S.Brás, em Ul, das festas mais antigas da região, voltam a ganhar destaque.

Com uma nova comissão de festas, mais jovem, as festas vão contar com as atuações dos conjuntos musicais “Irmãos Lestre”, “Sons do Minho” e do DJ Cláudio Lopez, para além das atuações mais tradicionais dos ranchos das “Padeirinhas de Ul” e “Cravos e Rosas” e ainda da Banda Musical de Santiago Riba-Ul, com os espetáculos a serem feitos na Tenda Gigante. 
Ricardo Choupeiro, José Silva e Bruno Gonçalves, membros da Comissão de Festas, vieram ao nosso programa d’As Nossas Coletividades para dar mais pormenores da festa, com Bruno Gonçalves a convidar toda a comunidade, prometendo “não faltar festa, animação, bem como a parte religiosa”.

Ideia para nova comissão
“Surgiu há um ano esta ideia através de uma brincadeira entre amigos de longa data para fazermos uma festa que estava um bocadinho estagnada e nesse sentido quisemos dar o nosso contributo à freguesia e decidimos assumir a organização da festa. Era o grande evento da freguesia e é uma das festas maiores do concelho e nesse sentido é uma festa com muita tradição e por isso também a importância que tem de darmos o nosso contributo para que ela continue.”

A opinião da população
“A recetividade da freguesia, de toda a comunidade tem sido excelente. Nós já começamos o peditório há algum tempo pelas portas e as pessoas ficam felizes por ver que gente mais nova está a tentar fazer também alguma coisa pela terra, para que as tradições não morram, que acaba por ser esse o grande medo e que vem a acontecer em muitas outras freguesias que têm populações muito envelhecidas. Os mais novos acabam por fugir para outros centros urbanos e aqui acho que as pessoas realmente estão naturalmente felizes por verem que realmente a malta mais jovem está a tentar dinamizar e fazer as tradições.”
 
Dinamizar mas manter a tradição
“A nossa ideia foi sempre pegar na parte religiosa e assegurar que a parte religiosa e as tradições sejam cumpridas com uma parte um bocadinho mais social. Até mesmo o trabalho que temos feito em algumas atividades pela freguesia e toda esta envolvência da festa acaba por juntar a comunidade. As pessoas sentem que participam e de facto participam na festa. Sem o apoio da comunidade de Ul, obviamente dos nossos patrocinadores e várias outras pessoas e empresas de uma forma anónima, nada disto seria possível.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Membros do Governo em Oliveira de Azeméis em parceria com o PSD Concelhio
14/11/2024
Encontro de empreendedores com o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida
14/11/2024
A bombeira Joana precisa de ajuda
13/11/2024
Serão substituídos 80 novos abrigos de passageiros pelas várias freguesias
13/11/2024
TAL promove o XXII Ciclo de Teatro
13/11/2024
Cerca de 100 pessoas no São Martinho da ARPC
13/11/2024
Noite de Francesinha no dia 30
13/11/2024
25 anos a homenagear Agostinho Gomes
13/11/2024