Lançamento da primeira pedra para o início da “construção de um sonho”

Destaques Carregosa Concelho

ACESMA iniciou a obra do seu novo Museu Museológico

O sonho da construção do Núcleo Museológico da ACESMA está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. O Lançamento da 1ª Pedra para o início da sua construção aconteceu ao início desta tarde no terreno adjacente à sede da coletividade. Como este era um sonho da antiga presidente Sandra Bastos, que faleceu há cerca de um ano, este foi um ato em jeito de homenagem à sua pessoa e o que representou para a ACESMA, tendo sido enterrada uma mensagem em sua memória, simbolizando a primeira pedra da base de construção para o novo edifício.

Orçada em cerca de 115 mil euros, a obra, que está prevista estar finalizada a 07 de dezembro deste ano, é resultado de uma candidatura à ADRITEM pelo PDR2020 financiado pelo FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural). Desta candidatura o apoio foi de aproximadamente 79 mil euros, ficando os restantes 55.500 mil euros ao encargo da ACESMA. No momento da apresentação do projeto, Adelino Bastos, atual presidente da associação, anunciou que deste valor, com “alguns apoios e donativos”, já conseguiram angariar perto de 30 mil euros. “Os 25 mil euros [que faltam], já conseguimos 30 mil, não será difícil obter o restante e será com [a ajuda] de fundos das pessoas e empresas de Carregosa e do concelho”, acredita Adelino Bastos, que demonstrou esta esperança em declarações à Azeméis TV/FM.

Este é um momento de “muita emoção, senti que as pessoas não vão esquecer o legado da Sandra, que é incalculável. Este é o concretizar de um dos grandes sonhos dela e todos na ACESMA estão connosco a 100%”, prosseguiu.

 

>Próximo objetivo passa por requalificar o edifício da atual sede

O projeto do novo Núcleo Museológico da ACESMA e os olhos postos no futuro

Após o ato simbólico do lançamento da primeira pedra foi apresentado a todos os presentes o projeto daquilo que a ACESMA pretende que seja este núcleo museológico. Além da sua função de museu, o edifício vai contar com uma sala para exposições permanentes e exposição de trajes, uma sala polivalente, casa de banho equipadas com balneários, uma copa e ainda uma arrecadação.

Na parte da exposição, o traje de Sandra Bastos vai ficar exposto permanentemente, bem como os restantes trajes da associação. Sendo ainda neste local exposto todo o espólio desde a fundação da associação, onde as pessoas podem “ver e sentir aquilo que recolhemos”, começou por explicar Adelino Bastos.

E este não será apenas um espaço para a ACESMA, conforme nos explicou Adelino Bastos, a sala de exposições vai permitir “exposições temporárias de outras associações que por exemplo querem mostrar os seus espólios e não têm esse espaço. É um espaço disponível para a comunidade”, revelou.

A ACESMA tem atualmente também a vertentes social, com a recente formação do grupo ‘Somos Vida’, onde pessoas de mais idade se reúnem todos os sábados para fazer diferentes atividades, “elas reúnem-se aqui [na atual sede] e as condições de acessibilidade não são as melhores”, logo, com a criação da sala polivalente “elas podem se reunir de uma forma muito mais aberta e atrair mais pessoas para essa valência (…) [e outras] múltiplas utilizações, como talvez possamos começar a ensaiar naquele local”, prosseguiu Adelino Bastos.

Finalizada a obra do novo núcleo museológico o presidente da ACESMA revelou que o objetivo futuro é requalificar o edifício da atual sede, que “desde 2007 (data da sua inauguração) nunca sofreu qualquer tipo de intervenção, precisa agora de uma reabilitação e para o ano será o próximo objetivo”, concluiu à Azeméis TV/FM.

 

“Quero deixar uma mensagem do presidente da câmara, Joaquim Jorge, que está ausente do país e que gostaria de estar aqui hoje presente. Ele envia uma saudação muito calorosa a toda a família da ACESMA e à família da Sandra Bastos. (…) O simbolismo deste dia encerra várias coisas bonitas. Em primeiro a obra que aqui vai surgir, muito importante para a ACESMA e que no futuro vai ser uma mais valia. (…) E depois a questão da memória da Sandra. Um povo sem memória é triste, que não vai a lado nenhum. Nós temos de ter memória de quem nos faz bem, de quem trabalha em prol da comunidade, é muito importante para conhecermos a nossa história coletiva. A Sandra foi uma pedra fundamental na construção desta associação e continuará a ser lembrada e uma força viva.”

Rui Luzes Cabral, vice-presidente da câmara municipal

“Obrigado a todos que nos fizeram chegar até aqui. Um dos nomes incontornáveis é a Sandra Bastos, e o Adelino Bastos. Nós podemos ter muitas emoção e paixão, mas, para além disto, vocês conseguem aliar a paixão à competência. Parabéns a todos e ao Adelino por ter dado continuidade a este grande projeto da Sandra.”

Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis

“Acho que esta é uma obra interessante, um sonho que já vem de trás e é com muita satisfação que estou presente. Era um sonho da Sandra e faz todo o sentido para a freguesia, porque é mais um espaço que vamos construir e realizar em Carregosa. Que a família ACESMA tenha todo o proveito desta construção e que venha dar conforto a muitas pessoas, na memória da Sandra Bastos.”

Constança Melo, presidente da Junta de Freguesia de Carregosa 

“É para mim individualmente, porque conhecia a Sandra há muitos anos e esta família da ACESMA, uma grande honra estar aqui e mais ainda é na qualidade de presidente da FAMOA. Infelizmente, a Sandra Bastos, precocemente, deixou-nos e com um grande buraco de saudade, mas também deixou a esperança de futuro, que foi o que hoje aqui vimos. A ACESMA passou por um período de luto, bem como todo o movimento associativo, em honra da memória da Sandra, que hoje estará certamente a sorrir para todos nós. A ACESMA soube dar a volta, com o apoio de todas as entidades, e tem aqui órgãos sociais renovados e reforçados por jovens que vem na continuidade do compromisso que a Sandra tinha com esta associação.”

Francisco Silva, presidente da FAMOA
 

Fotos do projeto

Legenda: Esta foi a mensagem que foi depositada no momento do lançamento da primeira pedra e que vai ser afixada no momento da inauguração do Núcleo Museológico da ACESMA em homenagem a Sandra Bastos. Pode-se ler: "Sandra, serás sempre uma força viva desta associação. A ACESMA e a tua terra jamais esquecerão a tua entrega por nós. Lideraste pelo bom exemplo, trabalho e dedicação. Dedicamos-te, eterna Presidente, a obra que sonhaste. Sem ti nada disto seria possível. Com amor de todos nós, Obrigado." 

Partilhar nas redes sociais

Notícias relacionadas

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Cerca de 12 mil pessoas em três dias de Azeméis Cup
19/04/2025
Margarida Oliveira sagra-se campeã distrital
19/04/2025
Masterclass Solidária ajudou a Liga Portuguesa Contra o Cancro
19/04/2025
Padel: atletas aveirenses mostraram os seus dotes na Azeméis Cup 2025
18/04/2025
A "felicidade" das crianças é o que move o basquetebol na Azeméis Cup 2025
18/04/2025
As equipas de hóquei em patins estão a "jogar para formar" no Azeméis Cup 2025
18/04/2025
Celebrar a natação de competição é um dos objetivos na Azeméis Cup 2025
18/04/2025
Azeméis Cup 2025 já deu o pontapé de partida
17/04/2025