7 May 2025
Em entrevista à Azeméis TV/FM, os candidatos liberais falaram sobre o "liberalismo" do concelho, as preocupações dos jovens e a proximidade necessária entre o "decisor" e o "utilizador"
LEGISLATIVAS 2025> TRÊS REPRESENTANTES DO CONCELHO NA LISTA
A lista distrital da Iniciativa Liberal às Legislativas de 2025 está recheada de nomes com origens oliveirenses. Rita Bastos, Ricardo Magalhães e Nelson Pereira são os números 3 e 8, e o 4 dos suplentes, respetivamente, e mostram-se ambiciosos em aumentar o número de deputados eleitos: no ano passado elegeram apenas um.
Rita Bastos, natural de Pindelo, já assumiu a coordenação do Núcleo de Espinho do partido e é o nome que está com mais expectativas de eleição. Os três candidatos estiveram no estúdio da Azeméis TV/FM para uma entrevista.
OLIVEIRA DE AZEMÉIS, UMA TERRA LIBERAL. “O liberalismo pode ser explicado como a livre e total decisão do indivíduo de fazer as escolhas para a sua vida. Cresci em OAZ e sempre ouvi as pessoas a dizerem que queriam mais, crescer, ter negócios. Havia ambição e coragem à iniciativa própria e privada e essa noção do direito e oportunidade. Uma liberdade no pensamento que foi visível e ainda se veem aqui muitas empresas com resultados incríveis. Quero acreditar que o sonho não morreu, mas não podemos esquecer que não temos tido as políticas mais estimulantes para promover isso, porque castigam quem tenta fazer, quem tenta ir mais longe, com demasiadas licenças ou regras.” Rita Bastos, candidata da IL por Aveiro
DESCENTRALIZAÇÃO ENTRE AS PRIORIDADES. “Temos um concelho com muitas associações e com pessoas com voz independente, com muita indústria e plural, com vários centros de decisão. Este conceito de atitude em OAZ é de pensamento independente. Nós defendemos o princípio da subsidiariedade, as coisas têm que ser feitas ao nível que faz mais sentido que sejam feitas. A IL defende que haja uma proximidade entre o decisor e o utilizador, tem que haver uma racionalidade e aplicar princípios racionais a todos os domínios da política. Um exemplo disso é a UNIR, que obrigou os transportes a serem centralizados e acabou a funcionar pior do que antes.” Ricardo Magalhães, Coordenador Núcleo Territorial de Oliveira de Azeméis e candidato da IL por Aveiro
PREOCUPAÇÃO COM OS JOVENS. “Enquanto liberal não gosto de falar de políticas por idade, mas consigo identificar-me com alguns dos problemas da juventude. Baixos salários e poucas oportunidades são um problema nacional, temos de fazer um trabalho muito grande para atrair empresas e capital. Isso vai proporcionar maiores salários à população e, acima de tudo, oportunidades de crescimento profissional, principalmente para os jovens qualificados. Temos também a situação dramática da habitação e se pensarmos num jovem que está a acabar a sua formação e nas perspetivas de futuro que tem é muito pouco provável que queira ficar cá. Nós temos esta bandeira do crescimento económico e das novas oportunidades, porque é isso que vai estancar esta saída de jovens." Nelson Pereira, Secretário do Núcleo Territorial Oliveira de Azeméis e candidato suplente da IL por Aveiro.