Iniciativa Liberal Autárquicas 2025
Ricardo Magalhães e Horácio Ferreira
> Candidatura da IL procura valorizar a cultura em Oliveira de Azeméis
Em entrevista à Azeméis TV/FM, Ricardo Magalhães e Horácio Ferreira, candidatos da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a cultura e a indústria de Oliveira de Azeméis foram o tema de conversa. Afirmam ainda que “Oliveira de Azeméis é uma terra bastante liberal. Já há centenas de anos que temos aqui a indústria vidreira.”
Falta de turismo. “É um concelho bastante atrasado em termos de turismo. Não tem havido aposta. Essencialmente temos ali no Posto de Turismo uma pequena exposição da Cerveja Vadia agora, mas são sempre situações muito pequenas e isoladas.”
Ricardo Magalhães
Expansão da rede de saneamento. “Para onde é que é prioritário? Não há um local em que se questiona a população. Em Ossela, constatámos que foi feito o ramal de saneamento na zona principal, onde as pessoas não queriam ligar, e na zona de Mosteiro, que é do outro lado do rio Caima, onde havia população que queria se ligar ao saneamento, não foi feito.”
Ricardo Magalhães
Perda de indústria. “Quantas empresas oliveirenses é que foram para Estarreja? Temos até algumas empresas em Vouzela, enfim, vários concelhos que beneficiaram desta saída das empresas oliveirenses para concelhos vizinhos, em que não só tem apoio, como também tem outra coisa, que é tempo de resposta. Porque há uma das coisas que funciona muito mal em Oliveira de Azeméis, é o tempo de resposta a um pedido.”
Ricardo Magalhães
Abandono da cultura da terra. “Outras coisas possíveis de identificar facilmente é um certo abandono de uma identidade cultural que possa catapultar o turismo, a atração de pessoas”
Horácio Ferreira
TEMA. “Temos um espaço que foi renovado, o TEMA, o antigo Teatro Caracas, e acho que deveria ser mais aproveitado, não só pelo município, através da programação que existe, mas, por exemplo, é urgente que este equipamento seja apoiado e concorra à rede nacional de teatros e cineateatros portugueses, dando-lhe mais autonomia, mas também criando uma certa rede nacional de circulação que permita aos oliveirenses usufruir daquilo que se faz por todo o país."
Horácio Ferreira
Criar uma identidade própria. “Já existem algumas iniciativas, mas acho que o que tem sido feito acaba por ser escasso e acaba por ficar sempre a refrém de iniciativas vencedoras de outros sítios (…) Mas eu acho que Oliveira de Azeméis poderia tentar criar a sua própria identidade, de forma a que toda a gente saiba que existe em Oliveira de Azeméis um evento que não existe em mais lado nenhum.”
Horácio Ferreira