18 Apr 2023
Catarina Gomes *
“O amor tem a imensa capacidade de ajudar a curar feridas devastadoras que a vida, às vezes, provoca. O amor também aumenta o nosso senso de conexão com o mundo maior. A capacidade de resposta amorosa é a fundação de uma sociedade civilizada e verdadeiramente compassiva.” Sue Johnson
Lembro-me quando estava no 12º ano me virar para a minha professora de psicologia e dizer-lhe “quero fazer um estudo sobre o amor!”. A vida não me levou para o mundo da investigação mas na base de tudo o que faço está mesmo o amor. O amor é algo entendido pela ciência, como o nosso sistema lógico de sobrevivência e como a nossa necessidade mais básica.
Por muito importante que seja a relação que temos connosco próprios, não nos podemos esquecer que, como mamíferos, faz parte da nossa natureza a necessidade da relação com o outro.
A busca de conforto e suporte na relação com o outro contribui para o nosso sentimento de bem-estar.
Daí queremos manter perto de nós pessoas que nos são significativas. E daí ser importante, numa relação de casal, procurar a reconexão quando esta parece estar perdida. O reencontro é possível.
Quando um casal procura apoio para a fase em que se encontra, a terapia será um contexto seguro de validação do que cada um está a sentir.
Por vezes há incompreensão na forma como o outro lida com as situações e poderá ser importante aumentar a compreensão mútua quanto ao porquê daqueles comportamentos, o que comunicam e qual a necessidade que está por base.
Pretende, ainda, facilitar a partilha do que preocupa cada um e tornar claro o real compromisso e disponibilidade para investir na relação.
Se tens dúvidas que poderia ser algo importante para ti e para a tua relação, não hesites, fala comigo.
*Psicóloga, Terapeuta Familiar e de Casal