Liga dos Amigos celebrou 30 anos

Destaques Concelho

Três décadas de interajuda e voluntariado com a comunidade

A Liga dos Amigos do Hospital de São Miguel, celebrou, no dia 15 de abril, 30 anos de atividade ao lado da comunidade. Três décadas de voluntariado a apoio os mais necessitados, e que, além dos cuidados médicos, precisam de alguém que os reconforte no seu bem-estar e na saúde mental.

Esta data também marcou o retomar da atividade dos voluntariados, que devido à pandemia estiveram temporariamente parados. António Rosa, presidente da instituição, referiu a importância destes 30 anos para a Liga dos Amigos e o hospital de São Miguel. “A missão da Liga dos Amigos, é uma missão de dedicação à comunidade. As pessoas têm necessidade de se relacionar, de estarem próximas. Portanto, a presença dos nossos voluntários em particular no hospital é a nossa razão de ser. (…) Os voluntários manifestam um coração cheio, porque sentem que os doentes e crianças, os acolheram com grande saudade e carinho. Esse é o maior pagamento da nossa missão, é nós sentirmos que prestamos um serviço que acrescenta valor e felicidade aqueles que estão aqui”, referiu em declarações à Azeméis TV/FM.
Esta celebração juntou assim alguns dos voluntários, elementos da direção, colaboradores e utentes do hospital, que festejaram e cantaram os parabéns em honra de 30 anos de compromisso e interajuda da Liga dos Amigos do Hospital de São Miguel com a comunidade oliveirense.

“É com enorme regozijo que assisto no trigésimo aniversário da Liga de Amigos do nosso hospital, agora pela mão do dinâmico presidente António Rosa. Vejo assim com grande satisfação o esforço e a iniciativa de há 30 anos ter criado a liga de amigos. Ter tirado o seu bilhete de identidade e dar os primeiros passos, convidando outras pessoas para se juntarem, mas sobretudo, para ser justo, criar um organismo como a liga, tem o seu trabalho e mérito, no entanto, quero parabenizar o primeiro presidente da direção, esse sim é a quem se deve de facto o sucesso da liga, ao professor Paiva, e é a ele que eu agradeço neste momento dos 30 anos todo o trabalho que fez pela Liga de Amigos do Hospital de São Miguel.”
Eduardo Costa, fundador da Liga dos Amigos 

“O Eduardo Costa, que é jornalista e presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional, conseguiu convencer-me a juntar-me a um grupo de pessoas, que estavam disponíveis para este trabalho. Era muito difícil criar uma liga naquela altura, em que havia uma certa distância entre o hospital e o povo. Criou-se em mim a ideia de que era necessário fazer uma seleção de voluntários que fossem capazes de se darem totalmente a essa missão. Eu estive na direção da liga cerca de 10 anos. Durante o tempo que estive lá, nós fornecemos para o hospital em equipamentos, cerca de 6 milhões e 65 mil escudos. Neste momento eu queria gradecer à direção do hospital a forma como recebeu a colaboração da liga. Porque muita gente passa e vira a cara para o outro lado, e nós temos de ir ao encontro desses que sofrem e é para isso que a liga existe. Quero agradecer ao Tó esta oportunidade que me deu de dizer alguma coisa sobre a liga e fazer os votos para que a liga continue a ser aquilo que sempre sonhamos porque as grandes coisas dependem sempre de pequenos sonhos, quando que eles são realizados. Para terminar, dar os parabéns à Liga dos Amigos do Hospital de São Miguel pelos 30 anos de trabalhos que têm desempenhado no hospital, é uma doação permanente, com muito sacrifício e heroísmo, mas que faz muito bem ao hospital”
Manuel  Alves de Paiva, primeiro presidente da Liga dos Amigos

“É com muita satisfação, que dedico estas palavras ao aniversário da liga, começando por dizer que é uma instituição que merece todo o carinho e vai continuar a merecer. A grande satisfação que tenho é sentir que depois da minha direção ter saído ficou entregue a uma direção muito competente. Tenho acompanhado à distância a atividade da atual direção e estou francamente satisfeito como que têm realizado e o que se perspetiva que venham a realizar. A liga é uma instituição de solidariedade, procura apoiar os utentes do hospital e tem conseguido com bastante trabalho de todos. Estou muito satisfeito com a nova direção e espero que continuem, com o brilho e a vontade que têm de desenvolver e dinamizar a liga. O momento que passamos é de muita alegria, por ser o trigésimo aniversário, já começa ater uma idade adulta, portanto, é sempre de grande alegria estes momentos de confraternização, congratulo-me e felicito a liga e os seus corpos gerentes, pelo momento e festividade.” 
Fernando Cruz, anterior presidente

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Idoso morre carbonizado em anexo da casa
1/12/2025