13 Nov 2024
Recorde-se que a defesa desta solução ferroviária direta ao Porto foi objeto de uma ação de sensibilização da opinião pública promovida pelos jornais centenários ‘Correio de Azeméis’, ‘O Regional’, de São João da Madeira, e o ‘Correio da Feira’, e na sequência a associação de municípios alterou a sua posição inicial, que previa a mudança em Espinho para a Linha do Norte.
Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, afirma que “estamos a fazer estudos”
Questionado pelo deputado do PSD, Paulo Cavaleiro, o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz referiu que a ligação da Linha do Vouga à Linha do Norte, “é algo que não temos completamente fechado”.
Recorde-se que a defesa desta solução ferroviária direta ao Porto foi objeto de uma ação de sensibilização da opinião pública promovida pelos jornais centenários ‘Correio de Azeméis’, ‘O Regional’, de São João da Madeira, e o ‘Correio da Feira’, e na sequência, a associação de municípios alterou a sua posição inicial, que previa a mudança em Espinho para a Linha do Norte.
Na resposta ao deputado do PSD, Paulo Cavaleiro, que durante a sua intervenção no plenário ressalvou a importância da ligação do troço da Linha do Vouga à Linha do Norte, o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, recordou que a Linha do Vouga está em intervenção pela sua modernização, garantindo que o governo está a estudar como é que a ferrovia pode ser ligada à Linha do Norte. “É algo que não temos completamente fechado”, tendo referido recentemente em nova intervenção no plenário que “o processo é absolutamente transparente. As obras de modernização da linha estão a decorrer e nós não escondemos que estamos a pensar numa solução ainda mais perene que possa criar sinergias, nomeadamente com a Linha do Norte. Estamos a fazer os estudos para prosseguir com esse objetivo”.
Para Paulo Cavaleiro, o troço do “Vouguinha” que passa por Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Espinho, “todos concelhos da AMP”, pode constituir-se como um “grande fator de coesão metropolitana e, de certa forma, colmatar o desequilíbrio de oferta de mobilidade nestes concelhos do sul, comparando com os do norte da AMP”.
“É muito relevante a ligação deste troço à Linha do Norte e, desta forma, ao Porto” – vincou ainda Paulo Cavaleiro durante a sua intervenção no plenário.
Implementação do sistema Andante na Linha do Vouga
Intervindo no plenário, Paulo Cavaleiro reclamou, por outro lado, a implementação do sistema Andante no serviço da ferrovia do norte da Área Metropolitana do Porto (AMP). O deputado do PSD defendeu na Assembleia da República a extensão do sistema intermodal de transportes da AM do Porto à Linha do Vouga, reivindicação de há muitos anos dos autarcas dos Municípios inseridos nesta área metropolitana. “Depois de várias intervenções, é importante garantir que o maior elemento de coesão territorial da AMP, o Andante, chegue à Linha do Vouga”.