Linha de alta velocidade poderá passar por Loureiro e preocupa autarquia e população

Loureiro Destaques Concelho

EXISTEM TRÊS CENÁRIOS POSSÍVEIS PARA O TRAÇADO E UM DEBATE AGENDADO

A linha ferroviária de alta velocidade poderá passar por Loureiro o que está a causar preocupação na população e na autarquia oliveirense. Existem três cenários possíveis para o traçado da futura linha. Um deles poderá implicar a demolição de várias casas. O presidente da câmara municipal deixou o apelo para que a população defenda a sua posição no debate da próxima segunda-feira, em Ovar.

Até o próximo dia 16 de junho decorre o período de consulta pública relativa à ‘Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa Fase 1: Troço Porto / Soure, Lote A’, a linha ferroviária de alta velocidade que ligará o Porto a Lisboa. Durante a iniciativa ‘Presidência Aberta’, que decorreu em Loureiro, na tarde de 31 de maio, a população loureirense manifestou a sua preocupação quanto aos impactos que a construção da linha poderá trazer para a freguesia. Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, explicou que existem três cenários possíveis, cada um com um grau de impacto diferente na freguesia. O edil oliveirense afirmou que irá “defender a solução que melhor serve os interesses da freguesia do concelho [o traçado vermelho]” e que tem um impacto muito reduzido na freguesia de Loureiro. Nos outros dois cenários [o azul e o verde] o traçado implicará a demolição de casas na freguesia.

“Nós temos três traçados sobre os quais temos que nos pronunciar. Estamos  perante um cenário com cor vermelha, que não tem nenhum impacto na freguesia de Loureiro, um cenário com cor azul que tem um impacto onde são demolidas 3 ou 4 casas, uma delas em ruínas e um cenário [de cor verde] onde poderemos ter um maior número de casas a serem demolidas. Esta quantificação que estou aqui a referir é difícil porque nós estamos a falar de canais que nos são apresentados e não percebemos depois o local onde a linha de alta velocidade será instalada, nos diferentes cenários apresentados. Não tendo a localização exata, não podemos naturalmente afiançar efetivamente se as casas serão ou não demolidas”.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

“Falamos dos  traçados apresentados para a linha de alta velocidade sobre os quais as populações deverão  se pronunciar. Dos traçados previstos aquele que mais serviria a nossa freguesia seria aquele que passaria entre as duas vias rápidas, entre a A1 e A29. Seria aquele que quase não teria impacto na nossa freguesia e sendo aquela uma zona comprometida pelas duas vias, faria sentido que fosse esse o traçado escolhido. Vamos ter que defender a nossa posição, juntamente com o município, mas a última decisão não será nossa”.

José Queirós, presidente da Junta de Freguesia de Loureiro

 

O debate da próxima segunda-feira

No dia 05 de junho, próxima segunda-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente irá realizar uma sessão de esclarecimento, pelas 17h30, no auditório do Centro de Arte de Ovar  onde serão prestadas informações e esclarecidas dúvidas sobre o projeto em avaliação. O presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, deixou o apelo “às pessoas para que participem num debate que interessa particularmente à freguesia de Loureiro porque é a única freguesia [do concelho] que poderá eventualmente ser impactada com a construção da linha da alta velocidade”.

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
PSD alerta chuva dentro do Centro Saúde de Cucujães
14/10/2024
Fajonenses é o nome gentílico dos naturais de Fajões
14/10/2024
FC Pinheirense empata a zero no arranque do campeonato
13/10/2024
FC Macieirense começa campeonato a golear
13/10/2024
GD São Roque empata e FC Cesarense perde na estreia do campeonato
13/10/2024
JD Carregosense vence dérbi em Nogueira do Cravo
13/10/2024
Sabseg: SC Bustelo e AC Cucujães não conseguiram pontuar
13/10/2024
"É a menina dos meus olhos"
13/10/2024