7 Oct 2025
Ricardo Praça da Costa
> Apelo ao voto do partido LiVRE
Num comunicado enviado à nossa redação, Ricardo Praça da Costa faz o seu apelo aos oliveirenses para, no dia 12 de outubro, votarem no partido LIVRE, “Queremos estar próximos, compreender as dificuldades reais e construir soluções em conjunto.”
Afirmando que se vivem tempos de incerteza, e que a política afasta muitas vezes as pessoas, o cabeça de lista do LIVRE afirma que hoje “a verdade tornou-se mais difícil de discernir, e muitos políticos apostam na polarização, descrédito e na manipulação emocional” Acrescenta ainda que os interesses têm de ser comuns, “quem está no poder local ou central tem o dever de responder às necessidades dos cidadãos que representa, não só das empresas, mas de todos, até mesmo dos adversários políticos.” O candidato acredita que "a colaboração, a diversidade de opiniões e o debate de ideias são fundamentais para o bem-estar de todos".
Verificando que muitas das decisões são tomadas longe das pessoas, Ricardo Praça da Costa e a sua equipa pretendem mudar isso, levando os cidadãos para o centro da política local. “Acreditamos que a democracia deve ser vivida pelos cidadãos enquanto processo participativo e que, quando deixamos de exercer os nossos direitos e deixamos de nos envolver no processo, esta deixa de funcionar, deixa de criar o que é suposto – a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades”, afirma. Acrescenta que no seu programa apresentam propostas que estimulam essa participação, e que as soluções serão sempre “o resultado da auscultação da nossa população, da sua voz que se manifesta e precisa ser ouvida”.
“O que nos trouxe até aqui foi o sentimento, partilhado por muitos oliveirenses, de que existe hoje uma distância entre a política e as pessoas. Ao longo destes meses, ouvimos repetidamente que os políticos parecem, por vezes, preocupar-se mais consigo próprios do que com o bem comum. É precisamente esse sentimento que queremos contrariar, devolvendo à política o seu propósito maior: servir a população”, afirma Ricardo Praça da Costa.
O ponto de partida para o slogan do LIVRE – liberdade – remete para a responsabilidade “pelos nossos atos, pelas nossas decisões e pelo impacto que estas têm nas nossas comunidades.” Remata afirmando “No próximo domingo, escolhemos que tipo de política queremos: a que fala por nós, ou que fala connosco. Nós escolhemos o diálogo, a responsabilidade e a liberdade. Contamos com os oliveirenses para construir este futuro mais justo, participativo e livre. Livre para mudar, responsável a cuidar.”