1 Jul 2024
Na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, foi feita a apresentação do livro “A Viagem para a Literatura ou o Destino de Ferreira de Castro”, da autoria de Mário Máximo, uma obra inspirada na vida e na obra de Ferreira de Castro.
Em declarações à Azeméis TV/FM o escritor Mário Máximo explicou que a escolha para escrever sobre o osselense Ferreira de Castro, se deveu a dois motivos, a universalidade de Ferreira de Castro e ao seu pai. “Ferreira de Castro foi um dos maiores escritores do século XX de língua portuguesa, em Portugal e também no Brasil, e foi provavelmente um dos mais traduzidos, portanto, a universalidade de Ferreira de Castro é suficiente para responder a essa situação. Há uma outra situação que tem a ver com o facto de o meu pai ter uma paixão muito grande por Ferreira de Castro”, referiu o escritor.
Apresentado no dia que se celebrava 50 anos do falecimento do escritor osselense, Mário Máximo destacou à AzeméisTV/FM que “eu prefiro sempre celebrar a vida. Preferiria muito mais celebrar o dia 24 de maio, em que este ano se cumpriram 126 anos do seu nascimento. Todavia, aqui nós não estamos a celebrar a morte, estamos a evocar a Ferreira de Castro”, acrescentando que fazer esta apresentação em Oliveira de Azeméis “será sempre uma marca especial”.