3 Apr 2024
Serão várias as atividades promovidas na freguesia de Loureiro durante o mês de abril, sendo a primeira já este fim de semana.
No dia 25 de abril celebram-se os 50 anos do fim do regime ditatorial que se viveu em Portugal durante cerca de 48 anos. Nesse sentido, são várias as iniciativas que vão acontecer ao longo deste mês no concelho de Oliveira de Azeméis.
A freguesia de Loureiro é uma das freguesias que irá durante todo o mês de abril promover atividades alusivas a essa data.
No dia 06 de abril, pelas 21h, no auditório da junta de freguesia, irá acontecer um ‘Espetáculo de Memórias , Abril, 50 anos’, organizado pelo Orfeão de Loureiro, contando com a participação do próprio Orfeão de Loureiro; do Quarteto de saxofones da Banda de Música de Loureiro; do Teatro Amador de Loureiro; da Minda Araújo, antiga integrante do grupo Brigada Vitor Jara; das Oficinas de Som da professora Anabela Matos; e de Pedro Valente e Mário Valente.
Já no dia 20 de abril, na Junta de Freguesia de Loureiro, irão estar expostos trabalhos das associações e coletividades de Loureiro, numa exposição de ‘Memórias do 25 de Abril’. Esses trabalhos irão estar expostos na junta de freguesia até dia 30 de abril.
No dia 21 de abril, é o dia de ‘Caminhar pela Liberdade’ com a Associação de Solidariedade Social de Loureiro (ASSL) a promover uma caminhada solidária. Com início na sede da ASSL em direção à Junta de Freguesia de Loureiro, a caminhada tem saída marcada para as 09h30, havendo no final um lanche para os participantes.
No que diz respeito ao dia 24 de abril, estão marcadas duas atividades. Da parte da manhã, na Praça Nossa Senhora de Alumieira irá acontecer uma demonstração de meios da G.N.R. Ainda no mesmo dia, mas no auditório da junta de freguesia, pelas 21h30, irá acontecer uma tertúlia com a apresentação de uma peça de teatro pelos alunos da Escola Básica de Loureiro, intitulada ’25 de Abril, um dia especial’, contando ainda com presença de diversos convidados que exerceram cargos públicos após o 25 de abril de 1974 e testemunhos de quem viveu nessa altura de ditadura.
No dia 25 de abril, irá acontecer o habitual protocolo, com o hastear das bandeiras pelas 10h30, na Junta de Freguesia de Loureiro.
Para fechar as celebrações, no dia 27 de abril, a Banda de Música de Loureiro irá dar um concerto, ’25 de Abril, 50 anos’, no auditório da junta de freguesia, pelas 21h30.