Loureiro voltou a encher para o ‘Arraial de Páscoa’

Loureiro Destaques Concelho

MILHARES MANTIVERAM A TRADIÇÃO

Em Loureiro, segunda-feira de Páscoa é dia de ‘Arraial de Páscoa’. Uma tradição centenária marcada pelas corridas de cavalos, mas não só. Após três anos de interregno, no passado dia 10 de abril Loureiro voltou a receber milhares de pessoas para a celebração de uma das tradições mais aguardadas, ano após ano.

O Largo da Alumieira, em Loureiro, foi palco do ‘Arraial de Páscoa’. Organizado pela Junta de Freguesia de Loureiro, na tarde de segunda-feira de Páscoa,  o evento  trouxe milhares de oliveirenses e forasteiros à freguesia oliveirense. Já não ‘se salta o rego’, mas mantêm-se as corridas de cavalos. A galope, os cavaleiros entusiasmaram a multidão que assistia. No coreto, a Banda de Música de Loureiro juntou-se às celebrações, até porque “não há Arraial de Páscoa, sem a Banda de Música de Loureiro”, como afirmou à Azeméis TV/FM, Manuel Terra, presidente da banda. No ‘Mercadinho Tradicional’ estiverem presentes várias associações e coletividades da freguesia que aproveitam estes momentos para vincar a sua relação com a população. Ricardo Bastos vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis revelou-se entusiasmado com o evento após “três anos muito difíceis, em que as pessoas não socializaram como queriam”. 


“De facto, as pessoas sentiam a saudade. No último ano não conseguimos realizar esta festa e foi notório o descontentamento. Este ano o executivo, com o apoio da câmara municipal, conseguir realizar o evento”.
José Queirós, presidente da Junta de Freguesia de Loureiro
 
“Viu-se pela população aqui presente a necessidade que tinham de conviver. Agradecemos a todas as associações que quando apelámos à sua participação disseram logo que sim”.
Susana Silva, secretária da Junta de Freguesia de Loureiro

“Aproveitamos para mostrar que a Banda de Música de Loureiro está com a população, da mesma forma que ela está connosco”.
Manuel Terra, presidente da Banda de Música de Loureiro

“Do que me lembro do último arraial, é que estava muito menos gente. O que depreendo é que as pessoas estavam ansiosas por voltar”. 
Ana Margarida Ramalho, Loureiro

“Lembro-me de sair de casa dos meus avós e vir para os carrosséis ou para o coreto brincar”. 
Rita Queirós de Oliveira, Loureiro

“Acabei de chegar e ouvi umas belas músicas tocadas pela Banda de Música de Loureiro. Vinha quando era mais jovem, quando as corridas se realizavam em terra batida”. 
Eduardo Costa, 
Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Coletividades estiveram em festa
15/07/2025
Elisabete Rodrigues Tavares é a nova diretora do AE Ferreira de Castro
15/07/2025
Mais bens essenciais e menos especulação imobiliária
15/07/2025
CDU quer questionar o Governo e exigir resolução rápida do problema
15/07/2025
Vítor Januário volta a ser candiato à Câmara Municipal
14/07/2025
Ana de Jesus revela equipa efetiva para as 'autárquicas'
14/07/2025
Cesarense Party promoveu a animação em Cesar
14/07/2025
Macieirense presente na Festa das Coletividades
14/07/2025