19 Jan 2026
Luciana Reis, mandatária de Catarina Martins em Oliveira de Azeméis reconhece resultado abaixo do esperado, mas antevê ciclo de crescimento para o Bloco de Esquerda.
Em análise nos estúdios da Azeméis TV, Luciana Reis admitiu que a votação da candidatura apoiada pelo Bloco de Esquerda ficou "aquém do esperado". No entanto, a mandatária concelhia destacou o caráter "limpo e honesto" da campanha, que se focou nos problemas estruturais de Portugal. Luciana Reis sublinhou que, apesar da conjuntura difícil, o partido mantém o compromisso de apresentar soluções para crises críticas, como a saúde e a habitação.
Campanha honesta e causas sociais
"Com certeza o resultado do Bloco foi muito aquém do esperado. Considero que o Bloco fez uma campanha limpa, muito honesta, muito fincada no que são os problemas reais do país, nomeadamente o Sistema Nacional de Saúde e a Habitação, que é mesmo uma crise sem precedentes no país, e também a Educação."
Mudança interna e reconquista da confiança
"Eu acho que as mudanças que tiveram ultimamente na direção do Bloco se refletiram; sentia que a figura da Mariana não trazia uma identificação com ela e acho que com a entrada do Pureza isso mudou. Acredito piamente que a queda que o Bloco teve já chegou no seu limite e agora o caminho é mesmo retomar e fazer as pessoas reverem no Bloco uma esquerda em que podem confiar."
Juventude contra a extrema-direita
"Apelamos a novos aderentes, sobretudo a juventude que não quer acompanhar sentada dentro de casa os rumos do país. Acredito que está aí grande parte da esperança de que o cenário atual venha a se modificar, pois é um cenário que nos traz alguma preocupação no avanço da extrema-direita."