4 Aug 2024
PARTICIPARAM PERTO DE 200 ATLETAS DOS VÁRIOS ESCALÕES
O macieirense João Almeida venceu a prova principal do GP Atletismo de La Salette. O atleta que veste as cores do Recreio Desportivo de Águeda venceu com mais de 1 minuto de vantagem sobre o segundo classificado. A carregosense Margarida Oliveira foi terceira nos seniores femininos e Regina Gilvaz, atleta no Núcleo de Atletismo de Cucujães, foi a primeira atleta veterana a cruzar a linha de meta.
Foram cerca de 180 atletas os que participaram neste grande prémio de atletismo, que há muitos anos se afirmou como uma tradição do primeiro domingo das ‘Festas em honra de La Salette’. A organização foi um esforço conjunto da autarquia, da Comissão de Festas e do Grupo Juvenil Pinheiro da Bemposta. A nível competitivo destaque para João Almeida que voltou a vencer o GP Atletismo de La Salette, com uma larga margem. Em declarações à Azeméis TV, o atleta macieirense revelou que irá agora centrar o seu treino na preparação para a Meia Maratona de Valência. No setor feminino, Margarida Oliveira, que comepte pelo CD Feirense, foi a terceira atleta a cruzar a meta, sendo a primeira atleta do concelho. Regina Gilvaz, atleta do Núcleo de Atletismo de Cucujães repetiu o triunfo do ano passado no escalão das veteranas. Rogério Ribeiro, vereador da câmara municipal, em declarações à Azeméis TV, enalteceu que “não podemos baixar os braços e temos que continuar a promover estas iniciativas, tanto nas cidade como nas freguesias, junto dos clubes de formação, que temos alguns em Oliveira de Azeméis, para que possam recrutar miúdos”.
"Já participo nesta corrida desde pequeno, desde os meus 6 anos, e já é uma tradição. Antigamente, nos escalões de formação, eram trinta ou quarenta atletas à partida e viu-se hoje que haviam escalões com três atletas, o que é triste. Faltam apoios, não só no atletismo, mas em tudo o que não seja futebol".
João Almeida, Macieira de Sarnes, vencedor da prova principal
“Como é perto da minha casa, venho sempre a esta prova. É uma prova puxada e como estamos no verão o calor dificulta um bocado. Após a pandemia sentiu-se um menor apoio nas provas e não motiva tanto os miúdos. As coisas estão um bocadinho diferentes, mas sinto sempre o apoio das pessoas que estão cominho a acompanhar-me”.
Margarida Oliveira, Carregosa, primeira atleta do concelho
“Apesar do calor, correu bastante bem. No ano passado estava a recuperar porque tinha estado parada devido a motivos de saúde, este ano tive uma maior preparação e correu bem. Nós não temos grandes condições para os treinos, esta prova é gratuita, mas em muitas pagam-se e fica muito caro. Não é fácil”.
Regina Gilvaz, atleta no NAC, primeira atleta veterana