21 Nov 2024
Com um programa que combina celebrações religiosas, tradições, como o leilão à moda antiga, e momentos de convívio, a Comissão de Festas aposta na união da população e no envolvimento das gerações mais jovens para fazer deste evento uma grande celebração. Da esq. para drt.: Rui Fernandes, Nelson Castro e Cecília Oliveira
Macinhata da Seixa> No próximo dia 30 de novembro
No próximo dia 30 de novembro, Macinhata da Seixa será palco de um dos eventos mais aguardados pela comunidade local: as Festas em Honra de Santo André. Em entrevista à Azeméis TV/FM, os elementos da Comissão de festas partilharam os detalhes da festa, os desafios da organização e o impacto positivo que esperam alcançar.
Os preparativos para as Festas de Santo André. “No dia 30, teremos a parte religiosa, que começa às 15h com uma eucaristia, seguida de uma procissão. Este ano inovamos ao distribuir os andores pelos lugares da freguesia. Os lugares mostraram grande entusiasmo e colaboraram ativamente. Cada andor tem um significado especial, como o de Nossa Senhora de Fátima, que será levado pelos lugares mais afetados pelos incêndios. Antes mesmo da Eucaristia, faremos uma procissão por esses locais como ação de graças, expressando fé e gratidão. Ação de graças porque podia ter corrido muito pior. Em concordância com o sr. padre e com o nosso presidente, Ricardo Martins, vai-se fazer essa procissão logo de manhã, antes mesmo da Eucaristia, pelas 15h.”
Rui Fernandes
A participação da comunidade nestas celebrações. “É muito bom ver a comunidade envolvida em atividades da Paróquia e da Comissão. A colaboração fortalece os laços entre os moradores e torna a festa ainda mais especial.”
Rui Fernandes
O regresso do Leilão à Moda Antiga. “O leilão é uma tradição antiga em Macinhata da Seixa, que queremos reativar. No passado, os leilões ajudaram a financiar obras importantes, como a construção da Junta de Freguesia e o restauro da Igreja. A dinâmica do leilão inclui ofertas da comunidade, como animais, artesanato, e até comida. Há um lado divertido, pois o leiloeiro incentiva os lances, criando rivalidades saudáveis entre os participantes. Para completar o ambiente, teremos comidas e bebidas a preços acessíveis, garantindo o conforto e a diversão de todos. Aceitamos ofertas até à hora do Leilão. Quem quiser contribuir, pode levar algo na altura, e o leiloeiro fará o resto.”
Nelson Castro
As atividades paralelas à Festa de Santo André. “Além da programação do dia 30 de novembro, teremos uma peça de teatro intitulada “A Birra de um Morto”, às 21h, no Grupo Musical Macinhatense. Já no dia 8 de dezembro, haverá uma festinha de Natal organizada pela catequese, também no Grupo Musical. E, no dia 28 de dezembro, teremos um encontro coral com grupos locais e de regiões vizinhas, como Vale de Cambra e Tropeço. Estes eventos são importantes para envolver diferentes gerações e manter o dinamismo na comunidade.”
Cecília Oliveira
O convite à população. “Gostaríamos de agradecer a todos que colaboraram na preparação dos andores e convidar toda a comunidade, especialmente os macinhatenses, a participarem. A procissão será muito bonita.”
Rui Fernandes
“Será uma festa única. Venham participar, seja na parte religiosa, no leilão ou na zona de convívio.”
Nelson Castro