17 Nov 2024
XIV Grande Prémio de São Martinho de Travanca
Ricardo Pereira, da equipa espinhense EV/ Peraltafil, foi o vencedor da 14ª edição do Grande Prémio de S. Martinho de Travanca, organizado pela Associação Cultural de Travanca (ACT) no dia 17 deste mês, com o tempo de 25 minutos e 37 segundos.
Aos microfones da Azeméis TV, o atleta, natural de Vouzela e vencedor da prova de Travanca pelo quarto ano consecutivo em 12 participações, confessou participar na corrida pelo “ambiente” e pela qualidade da prova. “São 7km duros, mas faz parte da minha preparação da época. Tenho sempre esta prova no calendário”, afirmou Ricardo Pereira.
Fátima Tavares e Jorge Tavares, do Grupo Juvenil Pinheiro da Bemposta, e António Couto e António Almeida, ambos da equipa Sportaz, em declarações à Azeméis TV elogiaram a prova que juntou cerca de 400 atletas em Travanca. Os atletas também foram unânimes em reconhecer a dureza da corrida pelas subidas que enfrentam.
A prova principal teve cerca de 160 participantes, o que segundo o presidente da ACT, Ricardo França, ronda os números das edições anteriores. “É sempre bom não quebrarmos as tradições. De ano para ano, a prova tem melhorado e queremos melhorar sempre”, afirmou aquele membro da associação há 26 anos e que cumpre o segundo ano como presidente.
Hélder Simões, vereador do Desporto, destacou a presença de uma “boa moldura humana” na prova e garantiu que o objetivo passa por “continuar a valorizar o desporto no concelho”.
Já Susana Mortágua, presidente da UF de Pinheiro de Bemposta, Travanca e Palmaz, destacou o “excelente” número de atletas que a prova trouxe até Travanca. “É uma prova que dinamiza a freguesia”, concluiu a autarca.