Mais três carrinhas entregues às juntas

S. Martinho da Gândara S. Roque Freguesias Cucujães

Junta de Freguesia de S. Martinho da Gândara

> S. Martinho da Gândara, S. Roque e Cucujães

Durante a semana passada, o município oliveirense entregou mais três carrinhas de nove lugares às juntas de freguesia, ficando a faltar apenas a freguesia de Macieira de Sarnes e a União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, que ainda não formalizaram em assembleia de freguesia a aquisição das mesmas.

S. Martinho da Gândara vai celebrar protocolo com a Obra Social,IPSS da freguesia 
“É uma mais valia para a freguesia, para as pessoas mais desfavorecidas principalmente. Vamos utilizá-la no transporte para o Centro de Saúde de Cucujães, logo que o regulamento esteja aprovado. Decidimos protocolar esta carrinha com a Instituição Obra Social, IPSS, de São Martinho da Gândara, que prestará esse serviço e utilizará também a carrinha para o transporte sénior, para a ginástica sénior e nos seus serviços diários da obra social. Claro que se houver necessidade de alguma das outras associações utilizarem a carrinha, será falado e haverá abertura da Obra Social para a cedência desse transporte para a associação que precise.”
António Marques, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho da Gândara 

S. Roque ainda está a limar as últimas arestas
“Para já temos o rascunho do regulamento feito, ainda falta decidir quais serão os dias, ou, se deixamos flexíveis os dias da semana em que fazemos o transporte, e mais alguns pormenores ainda para acertar. [Sobre se o dia para vir à cidade já esta definido] (…). Ainda estamos a estudar, (…), mas à partida estamos com a ideia de um/dois dias por semana, não sabendo ainda quando são os dias ao certo, [para levar as pessoas ao centro de Oliveira de Azeméis].”
Vitor Andrade, presidente da Junta de Freguesia de S. Roque

Cucujães ainda está a preparar o regulamento para utilização da carrinha
“Cucujães, sendo a freguesia mais populosa do concelho, tem que se estruturar de forma a que não crie o caos no uso de transporte. Temos que criar regras onde esteja definido o público que queremos servir com esta carrinha. Em segundo lugar, temos que ter meios para a fazer circular, temos que ter um condutor, ter um lugar para guardar a carrinha, e está tudo a ser estruturado e organizado neste momento. O segundo passo será depois avançar para a prática e servir as pessoas que mais necessitem, para se deslocarem ao hospital, ou, a outros serviços públicos. [Existe uma data de previsão de entrada em funcionamento?] Em primeiro terá que ir o regulamento à Assembleia de Freguesia e a partir daí definiremos a prática.”
Susana Fonseca, secretária da Junta de Freguesia de Cucujães

 

Junta de Freguesia de S. Roque

 

Junta de Freguesia de Cucujães

 

 

O que pensam os partidos 
O Correio de Azeméis foi tentar perceber junto dos partidos oliveirenses (PS, PSD, Chega, BE, IL, PCP e CDS-PP) qual a opinião sobre este processo de entrega individual das 12 carrinhas de transporte flexível, isto após a cerimónia de entrega no passado dia 11 de janeiro. 

“O PS tinha como compromisso de campanha pensar e desenvolver um sistema de transporte flexível. Tínhamos o compromisso deste transporte flexível pensado para cada uma das freguesias. O que importa aqui realmente é que O. Azeméis tem mais um serviço que pode oferecer às suas populações e é isso que deve merecer a discussão da parte dos partidos.”
Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política do PS de Oliveira de Azeméis

“O PSD de Oliveira de Azeméis estará sempre ao lado de medidas municipais de apoio às freguesias... Contudo, as políticas de descentralização não podem ser efetuadas sem critério e rigor como foram neste e noutros casos!”
Pedro Marques, Presidente da Comissão Política do PSD de Oliveira de Azeméis

“É lamentável, para não dizer mesmo vergonhoso, o que foi feito há cerca de um mês, aquele show-off da assinatura dos protocolos com as juntas e as respetivas entregas das carrinhas. As carrinhas voltaram a ficar guardadas nas garagens e agora sim, estamos a ver basicamente uma por dia a ser entregue. Joaquim Jorge entrou mesmo em campanha política, em vez de se preocupar com os reais problemas do concelho.”
Manuel Almeida, Presidente da Concelhia do CHEGA

“Estamos em ano de autárquicas e é sempre mais uma forma do executivo aparecer. O que importa é que as juntas de freguesia tenham as carrinhas e obviamente o executivo vai utilizar isso. Se pudesse fazer 10 eventos, faria 10 eventos. Não é com isso que nos devemos preocupar, é com o facto de como é que estas carrinhas vão ser operacionalizadas e se a câmara municipal irá financiar ou não. O resto é propaganda.”
Diogo Barbosa, representante do BE

“Está a ser seguido um padrão que já se viu antes. Por exemplo, o Fórum Municipal foi inaugurado no dia 05 de janeiro e na altura ainda nem eletricidade tinha no edifício – e neste momento ainda não estão lá os serviços. Se quer aparecer semanalmente[o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge], não precisava [da entrega das carrinhas], pois num concelho como o nosso, todas as semanas tem eventos associativos, desportivos, culturais ou políticos. Será que o Mercado Municipal também vai ser aberto uma loja de cada vez?”
Ricardo Campelo Magalhães, Coordenador do Núcleo Territorial da IL

“Eu acho que é importante a entrega das carrinhas a cada freguesia. Agora, a forma protocolar, se devia ser tudo na mesma altura, isso são critérios de cada município. No entanto, eu acho que o importante é que elas sejam entregues e que dêem a resposta às necessidades dos fregueses.”
Óscar Oliveira, Membro do PCP

“Isto infelizmente é mais do mesmo, é uma questão política. Estão em campanha sempre, constantemente, aliás, algumas freguesias ainda não estão ao serviço porque faltam os protocolos e tudo isto é só para fazer o tal dito jogo político das apresentações, das comunicações, quando as coisas ainda não estão totalmente ao serviço da população, mas o que conta é a comunicação.”
Constantino Tavares, Presidente da concelhia do CDS-PP

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Cortejo Académico da Queima das Fitas 2025
21/04/2025
Estudantes regressaram com semana académica
21/04/2025
Derrota pode afundar ainda mais a Oliveirense
20/04/2025
Cerca de 12 mil pessoas em três dias de Azeméis Cup
19/04/2025
Margarida Oliveira sagra-se campeã distrital
19/04/2025
Masterclass Solidária ajudou a Liga Portuguesa Contra o Cancro
19/04/2025
Padel: atletas aveirenses mostraram os seus dotes na Azeméis Cup 2025
18/04/2025
A "felicidade" das crianças é o que move o basquetebol na Azeméis Cup 2025
18/04/2025