1 Jul 2024
Entre a Av. Dr. António José de Almeida e a Praça José da Costa
As Marchas voltam a descer à cidade de Oliveira de Azeméis no primeiro sábado (06) de julho. Uma organização da FAMOA, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Francisco Silva, presidente da FAMOA, António Grifo, presidente da assembleia da FAMOA, e Ana Garcia, vice-presidente da FAMOA, vieram ao programa d’ As Nossas Coletividades’, apresentar o evento.
As expetativas para a edição deste ano.
Este ano levou a que tivéssemos um número maior de associações a inscrever-se. Só do nosso concelho, teremos 8 marchas. O que é um bom sinal e que nas próprias freguesias esta vontade de participar também se nota. É uma tradição muito bonita que eleva os valores da cultura portuguesa. É importante desmistificar aqui também que tudo o que a FAMOA faz, não é através de convites. Seja o evento que for coloca as inscrições abertas à comunidade.
Francisco Silva, presidente da FAMOA
A razão por de trás da escolha do primeiro sábado de julho.
O próprio título de evento explica que as ‘Marchas descem à cidade’. Tal como acontece no Carnaval. É o trabalho das nossas associações que têm todo o direito de fazer as suas exibições nas suas freguesias e depois trazer para a cidade. Por isso, e por unanimidade ficou acertado que se iria fazer o desfile na cidade no primeiro sábado de julho, após os Santos Populares.
António Grifo, presidente da assembleia da FAMOA
O trabalho e preparação das coletividades.
É um ano inteiro de trabalho. As pessoas estão nos seus empregos e nas horas livres trabalham para este tipo de eventos. Depois o dinheiro é curto. Muitas vezes são os participantes que acabam por pagar as roupas que vão usar. Fazem-no por amor.
Ana Garcia, vice-presidente da FAMOA