Materiais modernos vingam na edição de 2025

Concelho

Alunos de Fajões mostraram um presépio na era da informática

>Concurso de Presépios

Do presépio escolar à criação comunitária e tecnológica, os vencedores do Concurso de Presépios 2025 mostram como diferentes categorias refletem a diversidade de olhares sobre o Natal, unindo simplicidade, inovação e identidade local

O Concurso de Presépios 2025 voltou a revelar a riqueza e a diversidade da tradição natalícia, através de propostas enquadradas em diferentes categorias, cada uma refletindo contextos, públicos e formas distintas de criação. Escolas, instituições sociais e associações comunitárias deram corpo a presépios que cruzaram materiais simples, reutilização criativa, palavra escrita e novas tecnologias.
Na Categoria A, dedicada a projetos desenvolvidos em contexto escolar do 1.º ciclo, destacou-se o presépio “Estrela Que Guia Palavras”, da Associação de Pais das Escolas de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca – EB de Areosa. A obra foi construída a partir de materiais reutilizados e transformou a palavra e a poesia no seu eixo central, fazendo da estrela um guia de valores universais como a paz, o amor e a fraternidade.
Ainda no universo educativo, mas integrada na Categoria B, destinada a projetos desenvolvidos por alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, foi distinguido o presépio “Presépio da Era Informática”, do Agrupamento de Escolas de Fajões. Construída com componentes eletrónicos reutilizados, esta criação apresentou uma leitura contemporânea da Natividade, aproximando a tradição do quotidiano tecnológico das novas gerações. O júri valorizou a originalidade do conceito e a forma equilibrada como a tecnologia foi integrada, sem perder o significado simbólico do presépio.
Na Categoria C, que engloba instituições sociais, associações e coletividades, o Voto do Público distinguiu o presépio “O Nascimento do Menino Jesus”, do Centro Paroquial e Social Santo André, de Macinhata da Seixa. A proposta apostou numa abordagem mais clássica e fiel à narrativa bíblica, recorrendo a materiais simples como madeira, tecidos e feltro. 
Ainda nesta Categoria C, o Voto do Júri foi atribuído ao presépio “Tudo Começa Com Família”, da Comossela – Comissão de Melhoramentos de Ossela, sob o pseudónimo Vale do Caima. Utilizando materiais naturais como madeira, pedra, palha e papel, o projeto destacou-se pela dimensão simbólica e comunitária, sublinhando o Natal como tempo de encontro, pertença e valorização da família e da comunidade local.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026