
A espera terminou e os dois blocos habitacionais do Bairro de Lações construídos em 1985 e pertencentes à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis foram requalificados por completo e deixados com uma ‘cara’ nova. Foi investido cerca de meio milhão de euros para que fosse possível transformações ao nível das impermeabilizações, das coberturas do edifício e das pinturas.
Marta Cabral
“Criámos condições de segurança e conforto térmico para que as pessoas tenham melhores condições de habitabilidade”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, aquando a inauguração dos blocos. Foi com um pedido de desculpas em nome da autarquia e um agradecimento aos moradores que o edil oliveirense se dirigiu a duas residentes do Bairro de Lações presentes na inauguração dos blocos habitacionais pertencentes ao município. “Um agradecimento pela paciência que tiveram em esperar todos estes anos para a concretização destas obras”, afirmou Joaquim Jorge. “Já desde 2009 que víamos o compromisso da autarquia de proceder à requalificação destes dois blocos, que apresentavam debilidades e que traziam consigo problemas para os moradores que aqui habitam”, contextualizou.
A placa de inauguração foi descerrada na passada sexta-feira e a moradora Isabel Sá mostrou o interior da sua residência, exteriorizando a sua satisfação com o resultado final (ver caixa). “Criámos condições que estão consagradas na própria Constituição, como o direito à habitação; mas não uma qualquer. Uma com condições dignas e que preservem a dignidade humana”, descreveu Joaquim Jorge. “É neste tipo de apontamento que um autarca se sente profundamente realizado quando, através do seu trabalho, tem oportunidade de ajudar a melhorar a vida das pessoas”, considerou.
A obra, cofinanciada por fundos europeus através do programa Norte 2020, incluiu a impermeabilização e colocação de novos revestimentos nas fachadas e coberturas originais, a melhoria do conforto térmico através da substituição de caixilharias e vãos envidraçados e a correção de patologias existentes nas fachadas, terraços e varandas, além da beneficiação de acessos, espaços de circulação e da melhoria das entradas das frações.
“Esta requalificação mudou por completo a nossa vida”
Há cerca de 35 anos que Isabel Sá mora num dos blocos habitacionais do Bairro de Lações e foi com satisfação que viu o resultado da empreitada, levada a cabo pela Câmara Municipal. “Esta requalificação mudou por completo a nossa vida. Estou muito feliz”, afirmou, quando questionada pelo Correio de Azeméis sobre o que que significa para si esta mudança drástica.
Autarquia anuncia 50 mil euros anuais para apoiar famílias carenciadas
A Câmara Municipal anunciou, na inauguração dos dois blocos habitacionais, que vai proceder à alteração de um regulamento existente, mas desatualizado, que irá permitir que a autarquia intervenha no domínio das melhorias habitacionais, sobretudo no das famílias carenciadas. “Queremos, anualmente, apoiar cerca de uma dezena de famílias e criar condições nas suas casas. É um caminho que estamos a percorrer para permitir que as pessoas tenham habitação no local que gostariam de viver”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge. O edil oliveirense adiantou que, na próxima reunião de Câmara, gostaria de apresentar este Regulamento Municipal de Apoio a Melhorias Habitacionais, que alocará 50 mil euros