Memória de Mário Soares perpetuada em Brasília

Bilhete Postal Opinião

> Bilhete Postal

“Mostrar a realidade e dizer, ou fazer dizer, a verdade nunca pode ser contra o Governo, mas sim uma forma inteligente e crítica de o ajudar.”
Fixei este pensamento de Mário Soares para lembrar no seu centenário. Explica bem o que deve ser a relação entre a imprensa, o chamado quarto poder, e os governos, sejam eles nacionais ou locais. 
Numa fase negra da nossa imprensa de proximidade, o governo  decidiu cortar para um terço o apoio à leitura, que era de 100%. Essa decisão ia ditar a morte de uma grossa parte dos nossos jornais. Falei com Mário Soares e foi ele que, com a sua magistratura de influência, convenceu o governo a reduzir para 90 por cento! 
Não virou as costas ou olhou para o lado. Firme nos seus princípios, achou essencial manter vivos os nossos jornais. Sempre havia defendido que os concelhos precisavam dessa imprensa livre para ter capacidade de escrutínio sobre o Poder Local.
Também não foi difícil convencer o então Presidente da República a deslocar-se às novas instalações do Correio de Azeméis para as inaugurar. Sempre respondia com entusiasmo ao que à imprensa local e regional dizia respeito. Devemos gratidão. E assumimos que somos gratos aos que se mostram amigos da nossa imprensa de proximidade. Citando o filósofo Cícero, “Nenhum dever é mais importante que a gratidão”. 
Assim, não me é estranha a admiração que sempre nutri por Mário Soares. Optei por uma vida de paixão por assegurar o direito de informar e de ser informado nas comunidades locais. Desta feita, enquanto presidente da associação nacional senti uma motivação extra para fazer algo que perpetuasse a sua memória, no seu centenário. O Brasil, que confessou amar, acolheu uma ideia minha, criando um espaço onde a sua memória vai viver para sempre, em Brasília. O espaço foi inaugurado há dias. Cerimónia de pompa e circunstância, presidida pelo Presidente da República em Exercício, Geraldo Alckmin. 
Missão cumprida. Como Mário Soares disse, “as pessoas vivem no coração dos seus amigos”.
(Esta crónica é publicada por cerca de 50 jornais)

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Ass. Nac. da Imprensa Regional

MÁRIO SOARES foi um verdadeiro amigo da Imprensa local e regional. Devemos gratidão.  

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Há 35 anos, Carregosa tornou-se vila
13/07/2025
Já foram inaugurados os passadiços de Pindelo
12/07/2025
Sunset Party no Parque de La Salette
12/07/2025
José Antunes reeleito presidente da Assembleia Geral da Casa Benfica Oliveira de Azeméis
12/07/2025
Novas instalações da UF de Oliveira de Azeméis estão “preparadas” para os “desafios” do futuro
12/07/2025
Galeria Tomás Costa acolhe exposição de arte abstrata
12/07/2025
Queda de esquina de prédio não causa feridos
11/07/2025
António Silva é candidato à junta de freguesia de Loureiro
11/07/2025