‘Memórias do Nosso Tempo’ vai estar em exposição

Destaques Concelho

Exposição vai percorrer as várias freguesias

Abílio Guimarães, professor e artista, em entrevista à Azeméis TV/FM falou sobre o seu novo livro, “As Memórias do Nosso Tempo”, publicado em março deste ano, em conjunto com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O livro retrata as nove freguesias do concelho, com diversas pinturas em aguarela dos lugares mais icónicos e irá estar em exposição itinerante pelas freguesias, começando dia 30 de setembro em Carregosa.

O objetivo
“O objetivo do livro já veio há muito tempo. Isto começou já no tempo de outros presidentes da câmara(…)este início foi uma sugestão que eu tive, porque eu nasci em Oliveira de Azeméis, a minha família tem ligação aqui ao concelho, e esta história das raízes é muito importante a gente deixar aos mais jovens. Entretanto conheci o Rui Luzes, vice-presidente da câmara, e com a colaboração dele, fomos avançando lentamente, mas de uma forma eficaz. (…) O meu objetivo é esse, é olhar para estimular as pessoas para a conservação da natureza e para a não destruição dos imoveis e da história. Esta história das capelinhas que eu fui visitar, tem uma certa ternura, tem uma história, tem as suas raízes e isso é importante não se apagar.” 

Projeto para o futuro
“O mercado à moda antiga eu costumo ir fazer os registos das pessoas trajadas. E tenho esse objetivo de fazer um livro só com o mercado à moda antiga, com os trajes. Desde o ano de 2000 que tenho uma recolha incrível, tenho vários registos, pessoas que se calhar já faleceram, crianças que agora já estão casadas e isso é engraçado (…) São registos feitos na hora, espontaneamente e isso acho que são coisas que ficam, são memórias, são estados de alma feitos naquele momento, se foi à chuva ou não foi à chuva, se tem um copo de vinho ao lado, e isso é interessante.”

Carregosa é apenas o início
“Fui eu que tomei esta iniciativa por pertencer da confraria das papas de São Miguel e ter a oportunidade de como vem muita gente de fora, de outras confrarias, mostrar as minhas relíquias. (…) Tenciono fazer isso em todas as freguesias, eu acho que para as escolas é muito importante isso.  Para os alunos que andam a estudar.”
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Rua dos Combatentes inaugurada
5/07/2025
20 anos de dedicação à Oliveirense
4/07/2025
Farmácia Santiago, onde a proximidade é um pilar
4/07/2025
CCClínica, a “Casa dos Sonhos no Colo”
4/07/2025
Ensaio para o 1ºEncontro de Concertinas de Travanca: “Cada vez mais devemos honrar as nossas tradições"
4/07/2025
Ensaio para o 1ºEncontro de Concertinas de Travanca: “Cada vez mais devemos honrar as nossas tradições"
4/07/2025
Festas de Cesar já começaram
4/07/2025
Oliveirense SAD tem novo presidente
4/07/2025