19 May 2025
A Azeméis FM/TV promoveu um painel de conversa com alguns dos protagonistas do evento
> Os ‘Jogos Tradicionais’ foram o tema de cartaz deste ano
O evento decorreu ao longo do fim de semana passado, nos dias 17 e 18 de maio, no coração da cidade de Oliveira de Azeméis.
O Mercado à Moda Antiga chegou a Oliveira de Azeméis para mais uma edição, que marcou o panorama cultural da cidade. Mais uma vez, as associações locais, instituições sociais, artesãos e escolas ocuparam as ruas da cidade, perpetuando as tradições e costumes de outrora.
A Azeméis TV/FM também marcou presença e realizou um painel de conversa com alguns dos protagonistas deste evento: Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (OAZ), Fátima Ferreira, vogal da União de Freguesias de OAZ, José Leite, presidente da ACREFA, Manuel Tavares, presidente da Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, e Francisco Silva, presidente da FAMOA – Federação das Associações do Município de OAZ.
“Procuramos homenagear a memória e o legado dos nossos antepassados, transmitindo às pessoas o saber fazer local e aquilo que era a identidade da época, a forma como os nossos antepassados viviam, os ofícios, o artesanato, a gastronomia, as tradições, os usos e os costumes. É assim que se afirma a identidade de um povo.”
Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“Gostaria que [este destaque aos ‘Jogos Tradicionais’] fosse um motivo para dinamizarmos mais [atividades] ao longo do ano, junto das escolas e IPSS e, talvez, fazer um encontro a nível distrital. Os jogos tradicionais podem ser um complemento aos jogos modernos e, ao contrário do que pensam, a juventude adora. Se todos fizermos um bocadinho, a tradição não morre.”
José Leite, presidente da ACREFA
“O Mercado à Moda Antiga é a expressão maior do povo. Sabemos que este evento é (…) uma grande janela de oportunidade para o nosso movimento associativo. As freguesias juntam-se para fazerem uma montagem e desmontagem relâmpago: é um trabalho que, mesmo sendo associativo, tem esta vontade e expressão do sentido popular.”
Francisco Silva, presidente da FAMOA
“Isto é uma cidade transformada, as pessoas já vivem isto com alguns dias de antecedência. Em termos comerciais, o Mercado à Moda Antiga é a maior montra do concelho, porque todas as matérias-primas e bricolagens, uma grande percentagem, se não a maioria, é comprada em OAZ.”
Manuel Tavares, presidente da Associação Comercial dos Concelhos de OAZ e Vale de Cambra
“Este evento tem espaço para crescer, sobretudo, porque está assente nas pessoas. É espetacular ver o empenho de todos, jovens e menos jovens, mas sobretudo jovens, que acho que vão perpetuar e vão aprendendo com os mais velhos o entusiasmo, a alegria e o espírito de inovar. Isso é o centro desta realização.”
Fátima Ferreira, vogal da União de Freguesias de OAZ