4 May 2022
Prova de atletismo esteve suspensa devido à pandemia
No dia 25 de abril, além de marcar o dia da revolução de abril, é também sinónimo da Milha Concelhia, que este ano regressou depois de dois anos de interregno devido à pandemia.
O evento que reúne diferentes atletas das várias freguesias do concelho, regressou em força, com muitas pessoas a deslocarem-se até à Avenida Dr. António José de Almeida, para acompanharem as várias corridas realizadas ao longo da manhã. O presidente da câmara, Joaquim Jorge, fala da importância do regresso deste evento como sendo “uma importância que se reveste em todos os eventos”, admitindo que “a câmara municipal, percebe melhor do que ninguém a importância de rapidamente recuperar todos aqueles eventos que são do agrado dos oliveirenses, que os ajudam a descomprimir deste período difícil que vivemos”, deixando a garantia “todos os grandes eventos concelhios vão-se realizar este ano, com exceção do mercado à moda antiga, onde nós desafiamos a federação das associações de Oliveira de Azeméis, a convocar todos os seus associados para uma reunião, e percebemos que a grande maioria das associações entendeu que não estavam reunidas as condições para a realização do evento (…)”, esclareceu à Azeméis TV/FM.
Esta foi a XXII edição da tradicional Milha Concelhia, uma prova com muitos entusiastas do atletismo e que já se tornou uma iniciativa indispensável no calendário desportivo concelhio.
“O regresso é bom, é o início do renascer depois da pandemia. É excelente começar, tem duas vertentes, significa que voltamos depois de dois anos de paragem e é viver a cultural do desporto, tão importante para o nosso concelho.”
Constança Melo, presidente da Junta de Freguesia de Carregosa
“É importante para todos voltarmos aos poucos à normalidade, depois de dois anos muito difíceis. Este ano marca um pouco esse regresso, além disso é um evento muito importante para o concelho, porque reúne os mais jovens, os nossos atletas, numa competição saudável, para ver quem tem melhor resultado pelas freguesias.”
Susana Mortágua, presidente da UF de Pinheiro da Bemposta
“O regresso desta atividade é um sinal que temos de retorno quase à normalidade, ainda com algumas desconfianças, ainda vemos algumas pessoas com máscaras, mas significa que estamos a regressar aos poucos aquilo que é uma libertação da pandemia. Um sinal de participação cívica, num momento importante do nosso país.”
Manuel Alberto, presidente da UF Oliveira de Azeméis
“Depois de uma pandemia as pessoas estavam ‘atrofiadas’, metidas dentro de casa, sem convívio. Ainda bem que a máscara ‘caiu’ recentemente, isso deu mais liberdade às pessoas. O 25 de abril tem precisamente esse significado, a liberdade, que hoje estamos a celebrar.”
Simão Godinho, presidente da JF de Cucujães
“Isto foi um ‘mar de gente’, isto é uma atividade que acho importante para o concelho e parabéns porque ela voltou. Voltar significa que volta a haver animação na cidade e que a pandemia está a abrandar. Acho que a Milha Concelhia é uma das coias que fazia falta”
José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela