Ministério Público acusa funcionárias de lar ilegal

Destaques Freguesias Palmaz

Por maus-tratos a idosos

O Ministério Público acusou cinco pessoas, entre as quais duas exploradoras de um lar em na freguesia de Palmaz, de maus-tratos a idosos, conforme revelou, ontem, a Procuradoria-Geral Regional do Porto. Segundo a procuradoria, as exploradoras do lar estão acusadas de 10 e 11 crimes de maus-tratos contra idosos sendo que, uma delas, responde ainda pelo crime de desobediência. O Ministério Público acusou também três familiares das duas arguidas: dois por serem cúmplices das mesmas nos crimes de maus-tratos e outro de ofensas à integridade física qualificada.

A detenção das exploradoras do lar ocorreu a 13 de março deste ano. O lar, recorde-se, não tinha autorização para funcionar e já tinha recebido várias ordens de encerramento, o que levou as agora arguidas a prosseguir com a exploração da estrutura residencial de acolhimento de idosos numa habitação unifamiliar em Palmaz.

“As arguidas exploradoras do lar, com o auxílio dos outros dois arguidos cúmplices, sujeitaram os idosos por si acolhidos aos mais variados atos de violência física e psíquica”, acrescentou o Ministério Público.

De acordo com a procuradoria, as exploradoras do lar colocavam os idosos em diversas divisões da habitação, incluindo na garagem, sem quaisquer condições de conforto ou privacidade, e não prestavam cuidados de higiene, nem médicos aos idosos, não lhes davam comida suficiente e em “diversas ocasiões” agrediram-nos com murros e pontapés e insultaram-nos.

Na sequência da detenção, em março, e após presentes a tribunal, as duas exploradoras do lar ficaram em prisão preventiva.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Portugal é bicampeão europeu com quatro oliveirenses
19/07/2025
“Tenho orgulho eterno por todas as pessoas que me salvaram a vida”
18/07/2025
Grupo Correio de Azeméis está presente nas Festas de São Roque
18/07/2025
Ricardo Praça da Costa vai avançar com candidatura à Assembleia Municipal pelo LIVRE
18/07/2025
Pedro Marques promete baixar o preço da água
18/07/2025
ERSUC distinguida pela autarquia de Coimbra
18/07/2025
Comunidade critica problemas e destaca melhorias
18/07/2025
Medalha de Bronze na avaliação EcoVadis
18/07/2025