Movimento Cesar Solidário

O Comentário à Notícia

Jorge Melo Pereira *

Dos papeis mais nobres que se desenvolve no seio da nossa comunidade, é o ato humanitário e voluntário praticado pelos nossos bombeiros, servir dando a sua vida por vida, pelo outro.

Mas para que estes heroicos seres humanos possam praticar com dignidade os seus serviços, poderem oferecer condições de salubridade, segurança e conforto aos seus utentes, necessitam de terem disponíveis nos seus quartéis, equipamentos de qualidade, de nova geração, que ofereçam não só a qualidade de segurança e conforto, mas também a qualidade ambiental tão premente nos dias de hoje.
A responsabilidade de garantir a segurança das pessoas, compete nos termos da constituição portuguesa ao estado e aos municípios, que por sua vez delegam nos agentes de proteção civil, bombeiros, essas competências.
Da longínqua história de 600 anos dos bombeiros portugueses, reflete que sempre repercutiu na sociedade civil a disponibilidade de se organizar e responder à emergência em substituição do estado.
Emerge da sociedade civil, um movimento denominado Cesar Solidário, que se prontificou a responder à necessidade urgente dos Bombeiros de Fajões, em adquirir uma nova ambulância, para que a Corporação possa prestar uma resposta à população, com mais eficiência.
Quem fica a ganhar? Ambas as partes. 
Os bombeiros porque se sentem mais motivados, confiantes e orgulhosos pelo seu novo equipamento e a população por ter ao seu dispor, novos equipamentos que lhes garantem uma maior comodidade, rapidez, segurança e conforto quando necessitarem dos préstimos dos seus bombeiros.
A surpresa surge, que o movimento Cesar Solidário, conseguiu reunir um amplo apoio na comunidade, onde se juntam empresários, mecenas anónimos, iniciativas diversas com a comunidade e conseguem assim, oferecer aos Bombeiros não uma, mas 2 ambulâncias e equipamento de proteção e socorro.
São atos com esta nobreza , que devem ser reconhecidos e enaltecidos, pois estas pessoas organizaram-se em prol da sua comunidade, demonstrando um enorme sentido de responsabilidade social.
Parabéns, bem hajam! 
 * Presidente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Programa Mercado à Moda Antiga - Domingo, 18 de maio
13/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Sábado, 17 de maio
13/05/2025
Jogos Tradicionais são o grande destaque da XXVI edição do Mercado à Moda Antiga
13/05/2025
Corridas Solidárias em prol do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta
13/05/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
13/05/2025
Columbofilia
13/05/2025
Qual a importância de ter um oliveirense no parlamento?
13/05/2025
Bloco de Esquerda visitou a ESAN
13/05/2025