21 Mar 2025
Karting> 22 pilotos correram no Campeonato de Portugal
Afonso Azevedo participou nas duas corridas da primeira etapa do Campeonato de Portugal de Karting, realizado nos dias 8 e 9 deste mês, em Viana do Castelo.
Nos dois treinos livres, Afonso Azevedo conseguiu no primeiro a 9ª volta mais rápida e no segundo, devido a alguns testes, não completou o turno, ficando pela 18ª. Nos treinos cronometrados, todos os pilotos apresentaram-se com pneus para piso seco, no entanto, breves momentos antes de entrarem em pista, começou a chover bastante, condicionando a prestação de todos, tendo o Afonso conseguido o 17º tempo mais rápido.
Na manga de qualificação, o oliveirense ficou no 18 lugar, posição da qual arrancou para a corrida final e a chuva que vinha a acompanhar o pelotão durante o dia continuou a não dar tréguas.
Voltando a demonstrar já um grande à-vontade em pista molhada, o jovem oliveirense atacou cedo e em poucas voltas já tinha recuperado três lugares, que manteve durante grande parte da corrida. Mas, perto do fim, e com uma grande pressão do piloto que seguia atrás, acabou por perder o lugar cortando a meta na 16ª posição e, devido a algumas penalizações dos adversários, subiu na tabela ficando com o 14º lugar.
Chuva atrapalhou
a corrida final
Partindo do 9º lugar para a corrida final, esta foi marcada por muita chuva e muito spray de todos os pilotos, o que condicionou, e muito, a visibilidade e com a presença, a determinada altura, do sol prejudicou ainda mais. Logo no arranque, Afonso Azevedo perdeu alguns lugares, mas o grupo onde estava inserido foi o principal foco de interesse com várias ultrapassagens durante quase toda a corrida e qualquer resultado era possível, tendo o Afonso cortado a meta na 13ª posição.
Segue-se agora a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Karting em Portimão, nos dias 12 e 13 de abril, sendo que de momento ocupa o 14º lugar no Campeonato numa lista de 22 pilotos.
“Foi um fim de semana muito duro para todos os pilotos. No geral, estamos contentes com a prestação do Afonso que voltou a demonstrar que tem ritmo e capacidade para estar entre os melhores e este fim de semana voltou a demonstrar isso mesmo dando continuidade às prestações no Open”, afirmou João Azevedo, pai do jovem piloto, ao Correio de Azeméis.